Relacionamentos melhores com a regra dos “3Ks”

Relacionamentos melhores com a regra dos “3Ks”

voltar

FEV/14 – pág. 62

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Estamos celebrando o dia de São Valentim – Dia dos Namorados. Namorar é bom, faz bem à saúde. Se você é casado, namore também. Faça planos românticos com seu esposo. Se não tem esse costume, comece a partir de agora. Nunca é tarde. Se não é casado, nem tem namorado, convide um amigo/uma amiga para sair. Precisamos nos socializar e nos divertir. Por exemplo, vá dançar.

Quero propor-lhe uma regrinha muito útil – agora e sempre – a dos “3Ks” (criticar, queixar e/ou controlar).

Quando for passear, sair, dançar ou jantar fora, não estrague a noite (ou tarde) com críticas, queixas ou tentativas de controle. Pensamentos negativos podem ser nocivos ao nosso corpo e para as pessoas que nos escutam. Podem provocar tensões musculares também. A produção de hormônios – que aceleram nosso coração – pode elevar a pressão, baixar o sistema imunológico etc. Além disso, pensamentos negativos, normalmente, levam a conversas pesadas e a ações desagradáveis.

Permita-se ter somente pensamentos positivos e dedique o seu São Valentim (e por que não a sua vida?) pra saborear o momento com toda força. Com a regra dos “3Ks” em mente, não há críticas, nem queixas e nem controles.

Aprecie o seu parceiro e a atividade que realiza no momento, esqueça as coisas negativas da vida ou do amanhã, busque o que a vida e as pessoas têm de belo, aceite as coisas como são e como estão. Amanhã, você poderá mudar o que lhe compete (e não o que compete ao seu parceiro). Hoje, divirta-se!

Se tiver perguntas, comentários ou quiser marcar consulta, telefone ou envie e-mail. Obrigada!

Rosario Ortigao, LMHC, MAC
Conselheira de Saúde Mental
407 628-1009
rosario@ortigao.com