Processo de Compras de Imóveis para Estrangeiros

voltar

JAN/14 – pág. 50

sua_casa_estrangeiros
Foto: Reprodução

Caros leitores, Feliz 2014! Que este ano seja mais abençoado do que os anteriores e que traga muita saúde, paz, amor e sua casa nova! Tenho recebido muitos telefonemas de brasileiros que vivem no Brasil e estão interessados em comprar imóveis nos Estados Unidos. A pergunta mais frequente é sobre a diferença de ser estrangeiro e obter um imóvel em um país que não é seu. Como funciona?
A minha resposta é muito simples: a diferença é mínima e, às vezes, até favorece o estrangeiro.

Nos Estados Unidos, o brasileiro que vive no Brasil pode comprar seu imóvel à vista ou com financiamento de até 30 anos com juros fixos.

Se for à vista, a aquisição deverá ocorrer desta forma:

  • contate o seu Realtor (corretor licenciado que faz parte da Realtor Associaton), dando o perfil do imóvel que você procura. Pode ficar tranquilo, pois a comissão será paga por quem está vendendo o imóvel, mesmo sabendo que o seu Realtor está protegendo os seus interesses;
  • imóvel escolhido – agora você fará uma oferta juntamente com o extrato bancário comprovando ter a quantia da compra do imóvel. A oferta foi aceita? Agora é hora do contrato. Os termos do contrato são muito importantes, pois especificarão prazos para se realizar a inspeção do imóvel e para a venda final, entre outras coisas. Normalmente, quando o imóvel é comprado cash, a venda pode ser efetuada entre 15 e 20 dias. Se for um imóvel vendido pelo banco, o normal é até 45 dias. Esses prazos devem ser cumpridos. Seu Realtor ficará atento a isso;
  • se estiver tudo certo, 3 ou 4 dias antes do closing (fechamento da venda final), você poderá transferir o valor da compra da casa – por intermédio do seu banco no Brasil – direto para a companhia de título que efetuará a venda final do imóvel. Sua presença não é exigida, pois estará pagando em efetivo. Tudo pode ser assinado e mandado por e-mail e os documentos finais serão enviados por um serviço, como o do Fedex, para que os documentos originais cheguem para o dia da venda final. Nesse dia, as chaves do imóvel serão entregues (se você estiver aqui) ou para o seu Realtor. Muitos dos meus clientes não podem estar presentes, então, eu os represento e pego as chaves. Em grande parte dos casos, já coloco o imóvel para aluguel.

No caso de financiamento para estrangeiro, as diferenças são pequenas:

  • primeiro, você deve se qualificar para ver se consegue o empréstimo. O seu Realtor poderá indicar pessoas para que você consiga essas informações. Os bancos mais conhecidos, como Bank of America, Chase, Wells Fargos, não fazem esse tipo de empréstimo;
  • assim que você estiver qualificado, receberá uma carta de aprovação prévia. Seu Realtor deverá enviar essa carta junto com a oferta para entrar em contato com o imóvel que deseja comprar. Como você está financiando o empréstimo, a venda final será efetuada em um prazo médio de 60 dias. Nesse período, você terá que entregar todos os documentos exigidos pelo banco para autorização do empréstimo (documentos como comprovação de renda salarial, dois últimos anos de imposto de renda, comprovação de crédito etc.). Nesse caso, os prazos também são muito importantes e o seu Realtor ficará encarregado de lembrar você disso. Sendo empréstimo, provavelmente o banco exigirá a sua presença para a venda final. No entanto, uma boa notícia: você pegará a chave no mesmo dia.

Uma vantagem do empréstimo para estrangeiro é na compra de apartamentos. Com 40% de entrada, quase todos os apartamentos se qualificam para a sua compra. No caso de alguém que reside no país, são poucos os condomínios que se qualificam para o empréstimo de apartamentos. Como no Brasil, você pagará IPTU e condomínio.

Como observaram, existe muita facilidade para se adquirir um imóvel aqui, sem falar nos excelentes preços. Por isso, o Brasil destaca-se na aquisição de imóveis na Flórida.

Não espere mais. Realize seu sonho!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net