Presidente do STF lamenta prisão de jornalista brasileira nos EUA

Presidente do STF lamenta prisão de jornalista brasileira nos EUA

Cláudia foi mantida incomunicável dentro de uma viatura e em uma cela do Departamento de Polícia da Universidade de Yale

Claudia Trevisan é correspondente do jornal em Washington desde o final de agosto e nos últimos cinco anos trabalhou na China Foto: Reprodução
Claudia Trevisan é correspondente do jornal em Washington desde o final de agosto e nos últimos cinco anos trabalhou na China
Foto: Reprodução

Por meio de sua assessoria de imprensa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que lamentou a prisão da correspondente do periódico em Washington, Cláudia Trevisan, que ocorreu na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, quando ela tentava entrevistá-lo. Barbosa disse que só ficou sabendo do fato na manhã do último sábado, dia 28 de setembro. “(A jornalista estava lá) apenas fazendo seu trabalho”, disse ele.

Cláudia foi mantida incomunicável dentro de uma viatura e em uma cela do Departamento de Polícia da universidade e a liberação ocorreu somente após ela ser autuada por “transgressão criminosa”. “Eu não invadi nenhum lugar. Passei cinco anos na China, viajei pela Coreia do Norte e por Miamar e não me aconteceu nada remotamente parecido com o que passei na Universidade de Yale”, disse ela ao Estado de S. Paulo.

Segundo a jornalista, ela foi destacada para cobrir a visita de Barbosa à Universidade de Yale, onde participaria do Seminário Constitucionalismo Global 2013, e trocou e-mails com a assessora de imprensa da Escola de Direito da universidade, Janet Conroy.

O prédio é percorrido constantemente por estudantes e funcionários da universidade e por turistas e as portas estavam abertas às 14h30 de quinta-feira, informou o jornal.

“Nós sabemos quem você é. Você é uma repórter, temos sua foto. Você foi avisada muitas vezes que não poderia vir aqui”, disse um policial, segundo relato de Claudia Trevisan.

Fonte: terra.com.br