Pensando em Vender a sua Casa?

voltar

OUT/12 – pág. 34

Se você está pensando em vender a sua casa, deve levar alguns pontos em consideração. A primeira questão a se considerar é o motivo da venda.

Se você deve mais ao banco do que a sua casa vale hoje e você já tentou refinanciar ou fazer a modificação dos juros e não obteve sucesso, talvez seja bom você pensar no short sale. Tem que decidir rápido, pois, no final do ano, existe a possibilidade da lei que beneficia quem vende o seu imóvel através do short sale expirar. Essa lei dá direito ao dono da casa esquecer essa dívida em termos de imposto de renda. Se ela expirar, a diferença que o dono deve ao banco será calculada no imposto de renda como lucro. Por exemplo: o empréstimo vale $250,000; a casa, $150,000. Você conseguiu uma oferta de $130,000 (aceita pelo banco), essa diferença – $120,000 – terá que ser declarada para o imposto de renda como lucro. Até o fim do ano, esse ganho está dispensado de ser declarado como lucro. Em caso de short sale, é sempre bom contatar o seu contador e também um advogado para entender bem esse processo e como ele afetará você.

Se você quer vender sua casa para comprar uma maior ou em outra vizinhança, é importante pesquisar quanto é a média de preço do imóvel que você quer e sua disponibilidade na área para saber a quantia mínima que precisa para efetuar esta transação. Se necessitar de financiamento, verifique se seu crédito está bom, se você tem o tempo necessário de trabalho exigido pelo banco e o imposto de renda dos dois últimos anos etc. Os bancos estão muito rígidos, mesmo que você tenha conseguido um empréstimo no passado, isso não significa que você o conseguirá novamente. É importante que o seu primeiro contato com uma instituição financeira, que vai verificar seu crédito e fazer perguntas básicas, dê a você a “possibilidade” de ser aprovado. Possibilidade, pois se você prosseguir com o interesse de adquirir um empréstimo, a instituição pedirá mais comprovantes, sendo que a decisão final é da underwriter, que verificará todas essas informações para permitir que o empréstimo seja autorizado. Então, por favor, não confunda as suas primeiras conversas com o banco como uma aprovação final.

Depois de considerar os motivos de sua venda e decidir que realmente quer vender, contrate um bom Realtor e escute os seus conselhos. Com certeza, ele sabe mais do que o seu vizinho e seus parentes. Para vender uma casa no preço pedido ou até por mais do que o imóvel foi listado, o importante é pedir o preço certo pela casa. Como já comentado em outras edições, o mercado está começando a mudar a favor de quem vende o imóvel. Se você lista o imóvel no preço certo, o número de compradores interessados será muito maior, pois todos vão querer ver aquela casa, que está com ótimo preço e que acabou de entrar no mercado. Provavelmente, você terá múltiplas ofertas, com preços maiores do que o que você pediu. Muitos proprietários fazem o oposto por causa dos vizinhos ou parentes, que viram on-line que o vizinho vendeu um imóvel, há três anos, por preço maior. O que deve ser verdade, mas as condições de mercado mudam. Por isso, seu Realtor mostrará os comparativos em sua área, para que você entenda melhor o processo e, assim, listar a sua casa no valor correto. Problema comum, hoje, é os proprietários quererem listar preço sem adequá-los à área em que o imóvel está. Se você encontrar alguém que queira pagar o imóvel à vista, você não terá problema. No entanto, se o comprador estiver financiando essa compra, o contrato provavelmente terá que ser renegociado, pois o banco obrigatoriamente avalia quanto realmente o imóvel vale.  Desse resultado, você terá duas opções: abaixar o preço (que o imóvel foi avaliado) ou cancelar o contrato e recomeçar. No último caso, vale a pena lembrar que quanto mais tempo um imóvel fica à venda no mercado, mais baixas são as ofertas e menor o interesse dos compradores.

Para que os futuros compradores fiquem bem impressionados e tenham certeza de que a busca pela casa que eles queriam terminou, deixem sua casa interiormente e exteriormente agradável e em ordem. Boa sorte e boa venda!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net