-
‘Expo Brazil’ recebe grande público no encontro de empresários brasileiros - 1 day ago
-
‘O Exorcista’ terá continuação: traz Linda Blair, menina que assustou o mundo - 1 day ago
-
Tornado causa destruição no Mississipi; 21 mortos e pessoas desabrigadas - 1 day ago
-
Disney” e sindicato fecham acordo: US$ 18 por hora e outros benefícios serão pagos - 24/03/2023
-
Ameaça na ‘Colonial High School’ causa evacuação; alunos sofrem com calor - 24/03/2023
-
‘Apple’ investirá US$ 1 bilhão na produção de filmes; maçã na concorrência - 24/03/2023
-
Livrarias do Condado de Seminole lançam serviço digital para aprender idiomas - 23/03/2023
-
Autoridades da Flórida alertam sobre ‘droga zumbi’, letal para o corpo - 23/03/2023
-
‘De Volta para o Futuro: O Musical’ é estreia mais aguardada na Broadway - 23/03/2023
-
‘Federal Reserve’ anuncia implementação do Pix para transferências instantâneas - 22/03/2023
Painéis ripados: tendência na decoração
Edição de setembro/2019 – p. 40
Painéis ripados: tendência na decoração
A madeira está presente em nossas casas há séculos – em móveis, portas e pisos, no entanto, uma forma de utilizá-la está chamando bastante atenção, por ser cada vez mais recorrente na decoração que é através de ripas ou como chamamos – madeiras ripadas! Ou seja, peças estreitas e finas que permitem efeitos variados, dependendo da profundidade ou distanciamento entre elas.
Na decoração vem sendo usadas para compor painéis, cabeceiras, móveis, revestimento de paredes, jardins verticais e preferencialmente, divisórias. Isso porque, devido à tendência de ambientes integrados, as divisórias de madeiras ripadas funcionam como elementos vazados modernos que dividem os ambientes ao mesmo tempo em que deixam entrar luz e ventilação.
Madeira ripada é um caso de amor! Pode ser usada em todos os ambientes, sejam eles grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais. É bonita, atemporal, permite vários desenhos e pode ser de diversas cores (depende do tom da madeira escolhida). A madeira natural garante um ótimo resultado para um painel ripado, normalmente utilizada em tons mais claros pra não “pesar” tanto o ambiente, mas seu custo é muito alto.
Uma alternativa muito utilizada para substituir a madeira natural, principalmente em ambientes fechados, são os painéis de MDF em tons amadeirados, que são cortados em ripas estreitas e compridas, para compor painéis, cabeceiras, móveis, jardins verticais e divisórias. Mas tome cuidado! Evite frisos muito finos e profundos por serem complicados de limpar.
A proporção entre espessura e profundidade da ripa e o distanciamento entre elas, cria efeitos variados e os painéis são trabalhados em diversas medidas, podendo ser aplicados em grandes planos, o que proporciona amplitude e requinte aos ambientes. Abraços e até a próxima!