-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Flórida celebra o Dia da Terra com arte, ação e preservação das águas - 14 hours ago
-
Crise à vista? guerra comercial com a China pode explodir custos dos hospitais na Flórida - 15 hours ago
-
Novo papa a caminho: Conheça os cardeais cotados para o cargo mais sagrado - 15 hours ago
-
Uso de drones em área residencial terá punição de até 20 anos, diz Projeto de Lei - 16 hours ago
-
Alta de aluguéis na Flórida Central gera crise e moradores pedem ajuda de autoridades - 17 hours ago
-
Afastamento de alunos de escolas públicas aumenta e preocupa ‘Conselho Escolar’ - 17 hours ago
-
Fronteira sem limites: Celulares de turistas podem ser vasculhados por oficiais dos EUA - 1 day ago
-
Pânico na pista: avião da Delta pega fogo antes de decolar em Orlando - 1 day ago
-
Calorão toma conta da Flórida com risco de incêndios e seca persistente - 1 day ago
-
Morte do Papa Francisco, aos 88 anos, mobiliza e comove fiéis ao redor do mundo - 2 days ago
Novo teste da SpaceX termina em desastre e obriga paralisação de voos na Flórida

Mais um teste do foguete Starship da SpaceX terminou em fracasso. A oitava tentativa de lançar a nave mais potente da empresa de Elon Musk resultou em uma explosão dramática na costa da Flórida, após o foguete perder motores e o controle durante a ascensão. O evento forçou a Administração Federal de Aviação (FAA) a interromper voos em vários aeroportos da região, mas as operações voltaram ao normal cerca de uma hora e meia depois.
A decolagem aconteceu às 18h30 (horário de Brasília), e inicialmente parecia um sucesso. O foguete se separou corretamente do propulsor Super Heavy, mas cerca de oito minutos depois, começou a perder altitude e, logo em seguida, explodiu a aproximadamente 480 mil pés de altura (90 milhas da Terra), atingindo uma velocidade de 12.427 mph antes da desintegração. A SpaceX classificou o incidente como uma “desmontagem rápida e não programada”.
A causa exata da falha ainda não foi determinada, e a FAA já exigiu uma investigação para apurar o ocorrido. Modificações feitas após o fracasso do teste de janeiro, quando um problema no tanque de oxigênio líquido causou uma explosão, podem ter contribuído para o novo incidente. Especialistas acreditam que a perda de motores levou a um efeito cascata impossível de corrigir.
Apesar do resultado negativo, a SpaceX segue otimista. A empresa destacou que cada teste fornece dados essenciais para aprimorar o design do Starship e garantir missões bem-sucedidas no futuro. Enquanto isso, a FAA continua monitorando os testes e fiscalizando o cumprimento das normas de segurança para futuros lançamentos.
O que acontecerá agora? A SpaceX deverá conduzir uma análise completa dos dados e imagens do teste para entender o que deu errado e quais ajustes serão necessários antes do próximo lançamento. O objetivo final da empresa é transformar o Starship na principal nave para missões de longa distância, incluindo a exploração de Marte.