Não espere mais! A hora chegou…

voltar

MAI/13 – pág. 51

200310310-001Se você estava observando o mercado imobiliário para colocar a sua casa à venda, não espere mais: a hora é agora!
Os preços estão subindo e o inventário de casas está muito limitado. Se compararmos os preços ao mesmo período do ano passado, vemos que subiu uma média de 10%. Não parece muito, mas, em um mercado equilibrado, o acréscimo anual é em média 3%. A diferença é muito grande. A tendência é o preço continuar a crescer. Eu acredito que todos os proprietários, que aguardam para ver como a situação fica, vão resolver colocar suas casas à venda na mesma hora. Se a oferta de casas estiver mais equilibrada, quem vende não terá mais tanta vantagem como está tendo hoje. Este fator deve-se ao baixo inventário de casas e a alta procura por compradores.

Sabemos que, hoje, para se construir uma casa idêntica a uma disponível no mercado, gasta-se mais, ou melhor, bem mais. Isso se deve ao aumento do preço da mão de obra, custo dos materiais e das taxas extras cobradas para novas construções.
Se você quer vender o seu imóvel para comprar um maior ou menor, esta é a hora, pois o que você tem está subindo de preço, bem como todos os outros do mercado, portanto, não espere mais. Hoje, tem-se uma média de prazo para venda de imóvel de 60 dias no mercado.

Prepare a sua casa para que ela possa competir no mercado. Atualmente, o que acontece muito é ter concorrência de compradores para conseguir o imóvel. Isso quer dizer que se tem mais de uma oferta no mesmo imóvel, o preço – provavelmente – será igual ao preço pedido ou mais do que foi pedido.

É importante preparar a casa de forma que se fizer alguma modificação necessária, incluindo novos gastos, você receberá o que gastou de volta e em maior proporção. Às vezes, a sua casa não precisará de nenhum investimento financeiro, mas só de alguns retoques para chamar a atenção de um futuro comprador. Não faça gastos que não possa recuperar.

Para aqueles proprietários a caminho de um foreclosure, não espere mais, faça o short sale que prejudica menos o seu crédito. Aproveite que o governo estendeu o Mortgage Forgiveness Debt Relief Act (quando a dívida restante é perdoada). Por exemplo, se você comprou a sua casa por $200,000 e, hoje, ela só vale $100,000. Você a coloca em short sale e consegue um comprador por $100,000. O banco aprova a venda por $100,000, no entanto, você ainda deveria ao banco $100,000. Com a extensão desse programa – perdoando sua dívida (nesse caso $100,000), você não pagará nada pela diferença. O programa valerá até 31 de dezembro de 2013. A partir de 1º. de janeiro de 2014, esta diferença será calculada como ganho para o imposto de renda, e você pagará imposto. Por isso, volto à mesma tecla: se você está nesta situação, procure resolver o problema o mais rápido possível.

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net