Sessenta anos após o início da “Beatlemania” e com dois membros do quarteto já mortos – John Lennon e George Harrison –, a inteligência artificial permitirá o lançamento de uma “nova” música do grupo
Da Redação – A música inédita dos Beatles, chamada “Now And Then”, será lançada nos EUA, no próximo dia 2 de novembro, como parte de um single de “Love Me Do”, o primeiro dos Beatles, lançado em 1962, na Inglaterra. A grande façanha para os fãs do grupo em todo o mundo, com a ajuda da inteligência artificial, foi anunciada na quinta-feira (26).
Sessenta anos após o início da “Beatlemania” e com dois membros do quarteto já mortos – John Lennon e George Harrison –, a inteligência artificial permitirá o lançamento de uma “nova” música dos Beatles, apontado como um dos mais importantes conjuntos musicais de todos os tempos.
“Now And Then” vem do mesmo lote de demos inéditas escritas pelo falecido John Lennon, levadas por seus ex-companheiros de banda para compor as músicas “Free As a Bird” e “Real Love”, lançadas em meados da década de 1990.
Com a ajuda da inteligência artificial, o diretor Peter Jackson esclareceu esses problemas ao “separar” a voz original de Lennon de um piano usado no final dos anos 1970. Os vocais muito mais claros permitiram que Paul McCartney e Ringo Starr completassem a música no ano passado.
O novo single traz uma guitarra que Harrison gravou há quase três décadas, uma nova parte de bateria de Starr, com baixo, piano e um solo de slide guitar de McCartney que ele adicionou como uma homenagem a Harrison, que morreu em 2001.
McCartney também adicionou um arranjo de cordas escrito com a ajuda de Giles Martin, filho do falecido produtor dos Beatles, George Martin. E como isso não bastasse, eles incluíram backing vocals das gravações originais dos Beatles de “Here, There and Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “Because”.
“Esta é a última música em que você terá todos os quatro Beatles, John, Paul, George e Ringo juntos”, disse o baterista Ringo Starr em uma entrevista recente à Associated Press.