Minimalismo X Mix de Tendências

voltar

JUL/13 – pág. 70

A moda está eclética ou se tornou ainda mais confusa? Essa é a pergunta que tenho me feito ultimamente. Se tudo está liberado e o mix de tudo (cores, estilos, texturas, estampas e acessórios) está permitido para ser considerado “cool”, então como misturar tudo isso certinho sem ficar com um visual “over” ? Eu sempre acho que há uma linha bem tênue entre ser “cool” (descolado) e “over” (demais). Nunca se viu tanto em sites de moda e em revistas especializadas uma explosão de informações e a liberação de quase todos os estilo misturados em um mesmo look: militarismo, rock, grunge, barroco, romântico, folk, boho, clássico, etc, etc.

Não sei se isso chega a ser uma falta de imaginação de quem produz a moda ou se tem a ver com o momento da massificação de informação que estamos vivendo. A causa não importa, mas como misturar tudo isso ao mesmo tempo, isso importa e muito! É preciso antes de mais nada, identificar o seu estilo no meio desse turbilhão todo e, só então, fazer as necessárias misturas (se é que você curte mesmo tanta mistura). Muito cuidado com a qualidade do material das coisas que você mistura. Se tudo tiver uma péssima qualidade, o look corre o risco de parecer barato. Portanto, vale a pena ter na sua produção ao menos um item com uma melhor qualidade (qualidade não é = a preço alto) aliado a outros de qualidade inferior. E se puder escolher uma peça minimalista como base, ótimo! Assim, você fica mais segura em relação ao resultado final. Esqueça o velho conceito de que o minimalismo é entendiante e careta. O minimalismo foi e é a inspiração de grandes estilistas que apostam na feminilidade e elegância da mulher e do homem. Ele é composto por linhas simples e retas, cartela de cores suaves e clássicas e acessórios charmosos, tudo com uma pitada de discrição.
Por isso que dedico o look dessa semana ao minimalismo! Sem ele, nada desse mix de tendências seria possível. Tudo ficaria louco demais, informativo demais e cansativo demais. E nós, infelizmente, cansamos muito rápido de qualquer tendência.

Está na dúvida? Vá de minimalismo.
Quer ousar demais? Misture com o minimalismo.
Quer parecer sempre elegante? Opte pelo minimalismo.
Gosta dos clássicos? Vista o minimalismo.
Curte o p&b? Isso é minimalismo.
Você se acha chic? Então, você já aderiu ao minimalismo!

 

 

Valéria Didier
Consultora de Imagem
moda@nossagente.net
www.temqueterestilo.com.br