Maio é o mês da Saúde Mental

voltar

MAI/12 – pág. 49

Como é que eu sei se sou e estou saudável, mentalmente?  Às vezes, é mais fácil saber o que não é, do que o que é.  Saúde mental é isto: focar-se no positivo, em vez do negativo; e buscar soluções, em vez de querer falar muito no que esteve ou continua mal; é notar as coisas boas; é falar de coisas boas; é esperar as coisas boas; é relacionar-se com boas pessoas.  O que facilita a melhoria da nossa saúde, tanto mental e emocional, quanto a física, é por uma atitude positiva. Tente jogar este joguinho com seus familiares ou amigos: chama-se o jogo dos “c”, arranje um frasco vazio onde possa depositar moedas de 25 centavos. Convide aqueles com quem convive e em quem confia a participarem. As regras do jogo são: nas suas conversas e interações, não podem usar nenhum “c”: “controlar”, “criticar”, “chatear” (ou queixar). O primeiro que quebrar a regra, ou seguir quebrando, vai ter que ir pondo a moedinha dentro do frasco.  Ao fim de um tempo, com esse dinheiro, gaste-o de uma maneira saudável, por exemplo, uma massagem no spa, ou uma consulta com o psicólogo, ou um presente para um amigo ou para caridade. Depois, pode ir jogando esse jogo consigo mesmo o resto da sua vida. É uma maneira de eliminar um mau hábito, que o deixa cansado e abatido, e criar uma atitude positiva, o que atrai felicidade.

Pergunte-se: “Qual a qualidade de pensamentos que tenho todo dia?”. Autocrítica ou crítica aos outros? Sinto-me controlada ou desejo controlar os outros e as situações? Até que ponto? Tento justificá-lo? Queixo-me? São queixas construtivas ou fúteis?

Muito do nosso estresse é devido à preocupação sobre algo que não temos controle. É importante saber aonde devemos ir e, depois, “deixá-lo ir” ou pô-lo nas mãos de Deus, se se é crente; aí alcançamos a serenidade.

Com a saúde mental, vem a espontaneidade, o humor, o sexo; vem a paz. A maior parte dos meus clientes sofre de depressão ou ansiedade (há quem diga “nervosismo”). Existem vários tipos de depressão e de ansiedade e atingem qualquer idade. Na realidade, quase todo mundo sofrerá de, pelo menos, uma depressão na vida. E o estresse pode trazer ansiedade. O importante é que os sintomas sejam temporários. Se, de fato, demoram, voltam com frequência ou parecem demasiado intensivos, talvez seja melhor contatar um profissional.

Para mais informações, contate-me através do meu e-mail ou ligue para o meu consultório. Considere também uma visita a www.coda.org, se quer aprender a desenvolver autoconfiança e relações saudáveis; e a Associação de Saúde Mental da Flórida Central (Mental Health Association of Central Florida) – 407-898-0110, 1525 Robinson St., Orlando, FL 32801.

Participe com a sua família no Barnett Park, sábado, dia 19 de maio, na festa anual chamada “Healthy Minds Healthy Lives Family Fun Day Event” (Mentes Saudáveis, Vidas Saudáveis, um evento para um dia de diversão com a família). O evento já acontece pelo segundo ano. Contate Donar Juba-Johnson, MBA, Social Marketing Manager, Wraparound Orange, Orange County Government, Family Services, 1718 E. Michigan Street, Orlando, FL 32806, Office: (407) 836-7692 , Fax: 407-836-9595, donar.juba-johnson@ocfl.net, www.ocfl.net/wraparoundorange

Rosario Ortigao, LMHC, MAC
Conselheira de Saúde Mental
407 628-1009
rosario@ortigao.com