Luz natural ou artificial

voltar

FEV/13 -pág. 54

Essencial para a nossa vida, a luz é um fator importante quando se pensa em construção sustentável, seja para garantir uma iluminação adequada, poupar energia elétrica ou tornar o ambiente mais agradável, a luz natural ou artificial deve ser planejada e aplicada em todos os ambientes, seja da nossa casa, escritório, loja etc. A iluminação é um dos mais importantes elementos a considerar em um bom projeto, ela é a alma de um ambiente. Podemos simplesmente transformar um espaço durante a noite, por exemplo, com um bom projeto luminotécnico. Com boa análise do ambiente, o arquiteto pode criar, não só um projeto de efeito estético, mas também espaços mais eficientes, funcionais e saudáveis, a fim de evitar fadigas visuais e diminuir significativamente o uso de energia elétrica, considerando uma boa iluminação natural baseada na insolação.

A luz é como fonte de sentimentos, ela pode acalmar, despertar, criar um clima romântico, transmitir segurança, favorecer a compra de um objeto em uma loja, enfim , é fundamental pensar na luz, seja ela natural ou artificial, observar uma boa insolação natural e fazer um adequado projeto luminotécnico.

Contar com a ajuda de um profissional para executar o projeto é determinante para o sucesso do resultado, já que ele sabe estabelecer a quantidade de iluminação para cada ambiente, dependendo da função destes, sejam áreas sociais ou se serviço, auxiliando para o uso correto das lâmpadas e potências. Na iluminação natural, precisamos considerar as aberturas, como tamanho e localização, ver necessidade de brises verticais ou horizontais. Benefícios do sol da manhã nos quartos e sol da tarde em áreas sociais, principalmente áreas de serviço. Já a iluminação artificial nos permite destacar fachadas, jardins, piscinas, pontos de interesse etc. Com amplos recursos no mercado, como fibras óticas, LEDS e acessórios de efeito, até mesmo com automação que dá conforto ao usuário, basta adequá-los a cada projeto para obtermos o resultado esperado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net