Justiça tenta barrar estradas feitas com material radioativo na Flórida

Justiça tenta barrar estradas feitas com material radioativo na Flórida

Um grupo ambientalista entrou com um recurso na Justiça para barrar um controverso projeto que pretende utilizar fosfogesso, um subproduto radioativo da indústria de fosfato, na construção de estradas na Flórida. O Centro para a Diversidade Biológica levou o caso ao Tribunal de Apelações do 11º Circuito dos EUA nesta quarta-feira, contestando a decisão da Agência de Proteção Ambiental (EPA) que autorizou o uso do material.

A empresa Mosaic Fertilizer, subsidiária da The Mosaic Company, obteve permissão para testar o fosfogesso na base de quatro trechos de estrada em sua propriedade no condado de Polk. Normalmente, esse resíduo é armazenado em grandes pilhas devido a preocupações ambientais, mas a proposta busca explorar novas formas de reaproveitamento.

Embora a EPA tenha afirmado que a aprovação se limita ao projeto-piloto, ambientalistas alertam para os riscos do uso mais amplo do material. Eles temem que trabalhadores e fontes de água possam ser expostos à radiação, além de acusarem a agência de flexibilizar suas próprias regras sobre segurança pública.


______continua após a publicidade_______

seguro


O Centro para a Diversidade Biológica destacou que esse é apenas o primeiro passo para a possível aplicação do fosfogesso em estradas de todo o país. Advogados vem criticando duramente a EPA, afirmando que a decisão triplica o risco de câncer permitido ao público e ignora aspectos fundamentais da exposição à radiação.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie