Guia para a qualidade do Ar Interior

voltar

JUL/12 – pág. 35

Alguns poluentes no ar são especialmente prejudiciais às crianças, idosos e àqueles com problemas de saúde.

______continua após a publicidade_______

seguro

A maioria de nós gasta muito do tempo dentro de ambientes. O ar que respiramos nas nossas casas, nas escolas e nos escritórios pode colocar nossa saúde em risco. Alguns poluentes podem ser produtos químicos, gases e organismos vivos, como fungos e pragas.

Várias fontes de poluição do ar estão em casas, escolas e escritórios. Alguns poluentes causam problemas de saúde, como dor nos olhos, ardor no nariz e garganta, dores de cabeça ou fadiga. Outros poluentes causam ou agravam alergias, doenças respiratórias (como asma), doenças do coração, câncer etc. Às vezes, alguns poluentes em concentração elevada, tal como monóxido de carbono, causam a morte.

 

Saiba mais sobre poluentes

Controlar alguns poluentes comuns, encontrados em residências, escolas e escritórios, ajuda a melhorar o ar interior e reduz riscos de saúde na sua família relacionados à qualidade do ar interior (QAI).

Rádon é um gás radioativo, formado no solo. Ele pode entrar na casa através de fendas e aberturas em pisos e paredes que estão em contato com o solo.

O gás rádon é a principal causa de câncer de pulmão entre não fumantes e a segunda principal causa de câncer de pulmão em geral.

O fumo passivo vem da queima de produtos com tabaco e pode causar câncer e doenças respiratórias graves.

Poluentes de combustão são gases ou partículas que vêm da queima de materiais quando usados fogões, aquecedores, secadoras e lareiras a gás ou madeira. Poluentes de combustão mais comuns incluem:

• o monóxido de carbono (CO), gás incolor e inodoro, interfere na entrega de oxigênio por todo o corpo, causando dores de cabeça, tonturas, fraqueza, náuseas e até mesmo a morte; o dióxido de nitrogênio (NO2), gás incolor e inodoro, irrita olhos, nariz e garganta, causa falta de ar e aumenta o risco de infecção respiratória;

• compostos orgânicos voláteis (COV) são produtos químicos encontrados em tintas e vernizes, decapantes, materiais de limpeza e ceras, vernizes, pesticidas, materiais de construção e mobiliário, equipamentos de escritório, repelentes de traça, purificadores de ar e roupas a seco. Os COVs evaporam-se no ar quando esses produtos são utilizados ou, às vezes, mesmo quando eles estão armazenados, podendo irritar os olhos, nariz e garganta, causando dores de cabeça, náuseas e danos ao fígado, rins e sistema nervoso central. Alguns deles podem causar câncer.

Além desses poluentes, há os desencadeadores de asma, comumente encontrados em casas, escolas e escritórios, que incluem mofo, ácaros, fumaça e pelos de animais. A casa pode ter: mofo em cortinas de chuveiro; ácaros em travesseiros, cobertores ou bichos de pelúcia; fumo passivo no ar; e pelos de cães e gatos no tapete ou piso. Outros desencadeadores comuns de asma incluem alguns alimentos e poluentes no ar.

Os moldes (mofo) são seres vivos que produzem esporos. Moldes produzem esporos que flutuam no ar, na terra e sobre superfícies úmidas. A inalação ou o toque em moldes podem causar febre com os seguintes sintomas: espirros, nariz pingando, olhos vermelhos e erupções cutâneas. Eles podem desencadear, ainda, ataques de asma.

 

Melhorar o seu ar interior

Você pode tomar medidas que ajudam a melhorar a qualidade do ar e que reduzem riscos de saúde relacionados a isso (QAI) com pouco ou nenhum custo:

• controle as fontes de poluição. Normalmente, a maneira mais eficaz para melhorar o ar interior é eliminar fontes individuais ou reduzir suas emissões;

• ventile. Aumentar a quantidade de ar fresco dentro de casa ajuda a reduzir os poluentes. Quando o tempo permitir, abra janelas e portas. Se possível, tenha um condicionador de ar com controle de ventilação aberta;

• mude regularmente os filtros. Aquecedores e condicionadores de ar centrais têm filtros para poeira armadilha e outros poluentes no ar;

• ajuste a umidade. Umidade pode afetar concentrações de alguns poluentes do ar interior. Por exemplo, umidade elevada mantém o ar úmido e aumenta a probabilidade de molde. Mantenha a umidade interna entre 30 e 50 %.

 

Dicas importantes que ajudarão a controlar os poluentes de interior:

• faça teste para rádon e corrija se houver problema;

• reduza os desencadeadores de asma, tais como mofo e ácaros;

• mantenha todas as áreas limpas e secas. Limpe todo o mofo e livre-se do excesso de água ou umidade;

• ventile sempre ao usar produtos que

podem liberar poluentes no ar. Se os produtos são armazenados após o uso, certifique-se de fechá-los bem;

• inspecione regularmente o combustível de

queima dos aparelhos. Se houver

vazamentos, faça os reparos necessários;

• não permita que fumem em sua casa ou carro;

• use aspirador de pó e limpe a sua casa regularmente;

• tire o mofo e conserte vazamentos de água;

• lave lençóis e cobertores semanalmente e com água quente;

• use colchão e fronhas com

características antialérgicas;

• mantenha animais de estimação fora do quarto e mobiliário;

• faça o controle de pragas, fechando fen das, rachaduras e vazamentos de vedação;

• não deixe comida exposta ou do lado de fora da casa.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie