Grande mudança no Mercado Imobiliário a partir de 3 de outubro de 2015

Grande mudança no Mercado Imobiliário a partir de 3 de outubro de 2015

voltar

SET/15 – pág. 34

sua_casa_veraO consumidor, os prestadores de empréstimo (bancos), as companhias de título etc. serão afetados pela mudança que haverá no mercado imobiliário a partir do dia 3 de outubro deste ano.

O Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) ordenou que o documento de fechamento explicando todos os detalhes aos clientes seja modificado para ser mais transparente ao consumidor. Esse novo regulamento chama-se TILA-RESPA Integrated Disclosure Rule, conhecida como TRID.

Se você já comprou um imóvel dependendo de empréstimo, sabe que, muitas vezes, recebe os valores finais no dia anterior ou algumas horas antes do fechamento final “closing”. Isso agora mudou. Com o novo regulamento, todos os envolvidos na negociação devem receber os detalhes do fechamento com três dias de antecedência. Se alguma mudança for necessária, a correção deverá ser efetuada e, depois de tudo pronto, avaliada: mais três dias serão contados, o que leva a um atraso na venda final do imóvel.

A data inicial para o novo regulamento ser implantado havia sido marcada para 1 de agosto, mas, com tantas mudanças – software, treinamento de pessoal e total compreensão –, essa data foi prorrogada para 3 de outubro (um sábado, exatamente para a indústria ter um final de semana de teste e preparação).

Muitos corretores de imóveis decidiram que vão solicitar prazo maior para o fechamento da venda final do imóvel. O tempo normal seria de 30 a 45 dias, dependendo do tipo de financiamento. Com a nova regra, de 10 a 15 dias deverão ser acrescentados a esse prazo.

Segundo a CFPB, as mudanças do documento TRID são:

  • linguagem mais fácil para as novas regras que deverão responder às perguntas mais frequentes, deixando o contexto mais acessível à indústria;
  • detalhes com instruções para completar a parte do valor estimado do empréstimo e fechamento final de venda;
  • informações gerais explicando que, se houver alguma modificação no empréstimo, mais três dias de avaliação serão necessários;
  • demonstrar o processo e tempo de todos os regulamentos para a compra de um imóvel imobiliário;
  • será possível baixar no computador valores estimados de gastos (inglês e espanhol) para diferentes tipos de empréstimos.

Desejando mais informações e detalhes sobre esse assunto, existem vários vídeos no site da CFPB: www.consumerfinance.gov/regulatory-implementation/tila-respa/

Prepare-se para enfrentar algum atraso se estiver comprando um imóvel com venda final marcada a partir de3 de outubro. Boa sorte!


VeraMendoncaCOLOR

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net