
O furacão Melissa alcançou categoria 5 nesta segunda-feira (27) no Mar do Caribe, com ventos sustentados de 160 mph (257 km/h), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC). O sistema está a 130 milhas (209 km) de Kingston, Jamaica, e 315 milhas (507 km) de Guantánamo, Cuba, movendo-se lentamente a 3 mph (5 km/h) rumo oeste.
O NHC alerta que ventos destrutivos, marés de tempestade e enchentes catastróficas atingirão a Jamaica ao longo do dia, antes da chegada prevista para terça-feira (28). O furacão deve atravessar Cuba na terça e alcançar o sudeste das Bahamas na quarta-feira (29).
As previsões indicam chuvas entre 15 e 30 polegadas (380 a 760 mm) na Jamaica até quarta, além de inundações e deslizamentos generalizados. Cuba deve receber de 10 a 15 polegadas (250 a 380 mm), enquanto as Bahamas podem registrar até 8 polegadas (200 mm).
Meteorologistas classificam Melissa como uma das tempestades mais poderosas da temporada de 2025, que continua ativa até 30 de novembro. Embora não haja ameaça direta aos Estados Unidos, a Flórida pode sofrer com ondas fortes e correntes de retorno ao longo da semana.








