Furacão Gabrielle ganha força no Atlântico e pode atingir categoria 3 já nesta noite

O Furacão Gabrielle, que se formou no Atlântico subtropical central, já alcançou a categoria 1 com ventos sustentados de 90 mph (145 km/h) e pressão mínima de 978 mb. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), a tempestade pode se intensificar rapidamente e chegar à categoria 3 ainda nesta segunda-feira à noite.

Localizado a cerca de 210 milhas (338 km) a sudeste de Bermuda, o sistema avança a 10 mph em direção ao norte-noroeste. A previsão é de que mude de direção para o norte e depois siga em movimento mais rápido para nordeste, passando a leste de Bermuda.

No momento, não há alertas de furacão emitidos para áreas costeiras, mas autoridades recomendam que moradores de Bermuda acompanhem as atualizações. Gabrielle deve provocar ondas perigosas e fortes correntes de retorno nas praias da ilha e também em partes da Carolina do Norte e da costa leste dos EUA.


______continua após a publicidade_______

seguro


Enquanto monitora Gabrielle, o NHC acompanha ainda duas outras ondas tropicais no Atlântico. Uma delas, no centro do oceano, tem 60% de chance de evoluir para depressão até o final da semana. A outra, mais a leste das Antilhas Menores, apresenta desenvolvimento mais lento e incerto.

A temporada de furacões de 2025 segue ativa até 30 de novembro, e Gabrielle já é o segundo grande sistema nomeado a atingir status de furacão neste período.

Autor

  • Thiago Acquaviva

    Profissional com 15 anos de experiência em web design, design digital, gráfico, social media e marketing. Formado em Sistemas de Informação e pós graduado em Comunicação e Mídias Digitais.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie