Fredison Costa é pentacampeão da “Disney Marathon Weekend”

Fredison Costa é pentacampeão da “Disney Marathon Weekend”

A maratona reuniu cerca de 26 mil participantes, representantes de 65 países, destacando-se o Brasil que subiu ao pódio pela quinta vez

FredisonCosta-3982

Veloz e determinado, Fredison Costa atravessou a linha de chegada vitorioso. Pela quinta vez, o maratonistavenceu a “Disney World Marathon Weekend”, se consagrando pentacampeão no último dia 10 de janeiro, recebendo os cumprimentos de amigos, familiares e da equipe técnica, liderada por Brooks Johnson. Emocionado, externou agradecimentos aos patrocinadores pelo apoio e incentivo à carreira. “Se hoje eu me consagro pentacampeão da Disney World Marathon Weekend, tenho que destacar o apoio de meus patrocinadores que acreditam no meu trabalho. Eles me permitem treinar e ser um atleta profissional”, disse. “Quero agradecer também o meu treinador, Brooks Johnson, pela garra e parceria e, em especial, a minha nutricionais, RikkiKeen, também responsável pela alimentação dos jogadores do Orlando City e de outras equipes do futebol americano. Foi um conjunto de fatores que possibilitou a minha vitória. Estou muito agradecido por tudo”, ressalta.

O vice-campeão da “Disney World Marathon Weekend” foi o brasileiro Mateus Trindade, consolidando a força no nosso país.O maior evento esportivo da Flórida Central, realizado no último dia 10 de janeiro, recebeu mais de 100 mil pessoas, entre corredores e espectadores do Brasil, dos Estados Unidos e de outros 65 países. Atletas amadores e profissionais desembarcaram em Orlando para participar de uma competição disputadíssima, liderada por brasileiros. A maratona teve um percurso de 42 quilômetros – 195 metros -, com 26.2 milhas. Vale ressaltar que o Brasil é o segundo país com o maior número de participantes nas provas, atrás apenas dos Estados Unidos. Os brasileiros se sobressaem também nos resultados das corridas: nos últimos três anos se sagraram campeões. Em 2013, Adriano Bastos venceu pela oitava vez a maratona e, em 2011 e 2012, o homem mais rápido foi Fredison Costa.O maratonista mais velho do evento deste ano foi o japonês, Hideo Furudate, de 81 anos.

FredisonCosta-3895

Quanto à emoção de ser pentacampeão, Fredison foi categórico: “Você tem que querer. É preciso amar o que faz para obter resultados satisfatórios porque conta o seu desempenho e dedicação. Eu, por exemplo, durante os treinamentos que antecederam a maratona Disney, trabalhei duro. Fiz onze sessões semanais, treinando duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde. Cheguei a correr entre 200 e 220 quilômetros por semana, focado no objetivo de vencer a competição. A disciplina é um elemento fundamental na carreira de um maratonista”, alerta. “Todos podem vencer, mas é um privilégio de poucos”.

Maratona de Londres

“Quando atravessei a linha de chegada, os meus filhos – Gustavo e Júlia -, estavam me esperando. Foi maravilhoso”, lembra Fredison. “Fiz sete participações na Maratona Disney, fui vice duas vezes e cinco vezes campeão. Estou muito orgulhoso e agora estou aguardando a confirmação para disputar a Maratona de Londres, em abril, que poderá garantir minha classificação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Estou atento quanto a isso e espero estar no Brasil para competir”, diz (até o encerramento desta edição ainda não havia sido confirmada a participação de Fredison na Maratona de Londres).

“Eu preciso correr abaixo de duas horas e quinze minutos em Londres para obter resultado que me permita disputar as competições no Rio de Janeiro”, relata. Em 2016, disse o maratonista,ele também deverá participar da Maratona de Barcelona, na Espanha, no mês de março, e da Maratona de Nova York. “Já iniciei a minha fase de treinamentos e quero estar muito bem preparado para os próximos desafios”.

Natural da cidade baiana de Riachão do Jacuípe, Fredison Costa também morou na cidade de Piedade, no interior do Estado de São Paulo. Ele chegou aos Estados Unidos em 2010, ocasião em que disputou a “Disney World Marathon Weekend”, obtendo o título de vice-campeão.Atualmente reside em Orlando com a família e treina no Complexo Esportivo da Disney, o “ESPN Wide World of Sports”, com mais 200 acres de instalações. O atleta fez menção especial às empresas que o patrocinam: “Baterias Heliar”, “Natural Energia”, “New Balance”, Camila’s Restaurant” e “Brazil Center”.