EUA ampliam para cinco anos visto de turismo para cubanos

Medida se aplica apenas a vistos temporários para viagens de turismo.
EUA concederam 16.767 vistos temporários a cubanos neste 1º semestre.

bandeira-cubaA partir de 1º de agosto, os cubanos poderão obter visto de turista por cinco anos com múltiplas entradas – e não apenas por seis meses e uma única entrada – para viajar para os Estados Unidos, informou o Departamento de Estado nesta quarta-feira (31).

‘É parte da nossa política de aumentar os laços interpessoais entre americanos e cubanos, aumentar a comunicação com o povo cubano e promover a abertura’ e a ‘democratização da ilha’, acrescentou a porta-voz Marie Harf.

A medida se aplica apenas a vistos temporários para viagens de turismo, ou visitas a familiares nos Estados Unidos, e não com objetivo migratório.

Os Estados Unidos concederam 16.767 vistos temporários a cubanos no primeiro semestre de 2013, o que representa um aumento de 79% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com sua Seção de Interesses em Havana.

Em 14 de janeiro passado, o governo americano já havia anulado as restrições de viagem em vigor por meio século na ilha.

A medida do Departamento de Estado foi adotada depois que Washington e Havana retomaram o diálogo em meados de julho sobre temas migratórios, pela primeira vez desde 2011, para trocar ideias sobre segurança e sobre vistos.

Há décadas, os Estados Unidos permitem a imigração de cubanos, mas o procedimento é lento e afetado pela falta de pessoal na ilha, segundo fontes oficiais.

Paralelamente, milhares de cubanos tentam deixar o território de forma ilegal a cada ano, graças à política oficial dos Estados Unidos, que permite que recebam automaticamente o status de refugiado assim que chegam em solo americano.

Estados Unidos e Cuba não mantêm relações diplomáticas desde 1961, e a ilha é alvo de um embargo decretado por Washington há mais de cinco décadas.

Fonte: g1.globo.com (Da France Presse)

Foto: Reprodução