Estudo indica que a fase da Lua influencia no sono

lua_cheia_fabio0Um estudo publicado nesta quinta-feira na revista especializada Current Biology oferece evidências de que a Lua influencia no sono do ser humano – mesmo que a pessoa não saiba em a fase lunar. Segundo os cientistas, a pesquisa mostra que nossa espécie, apesar dos confortos da vida civilizada, ainda responde ao ritmo geofísico do satélite natural.

“O ciclo lunar parece influenciar o sono humano, mesmo que não se veja a Lua e não se saiba em qual fase lunar esteja”, diz Christian Cajochen, da Universidade da Basileia, na Suíça. Os pesquisadores acompanharam 33 voluntários divididos em dois grupos etários. Eles tiveram a atividade cerebral, movimento dos olhos e secreção hormonal monitorados enquanto dormiam.

Os dados indicam que, durante a Lua Cheia, a atividade cerebral relacionada ao sono diminuía cerca de 30%. Além disso, os voluntários levavam em média cinco minutos a mais para cair no sono e dormiam 20 minutos a menos.

Os participantes afirmam que o sono foi mais pobre e mostraram níveis menores de melatonina, o hormônio que regula o ciclo de dormir/despertar. “Esta é a primeira evidência confiável de que o ritmo lunar pode modular a estrutura de sono em humanos”, diz o pesquisador, afirmando que o estudo foi altamente controlado.

Cajochen acredita que esse comportamento por ser uma relíquia da época em que a Lua sincronizava os comportamentos humanos para reprodução e outros propósitos, como ocorre ainda com outros animais. Hoje em dia, contudo, a influência lunar é mascarada pela luz artificial e outros aspectos da vida moderna.

Fonte: terra.com.br

Foto: Divulgação