Estratégias de Riqueza para a Vida Toda

 

voltar

MAR/12 – pág. 20

Removendo a pressão de seu portfólio 

______continua após a publicidade_______

seguro

Durante seus anos de trabalho, seu portfólio pode ser alocado para gerar o crescimento necessário para conquistar seus objetivos de poupança a longo prazo – como a aposentadoria. Com o tempo ao seu lado e dependendo de seu perfil de risco, você pode preferir sacrificar um pouco da estabilidade no portfólio por ganhos potenciais no mercado. Entretanto, uma vez aposentado, seus ativos provavelmente serão necessários para manter o estilo de vida desejado. Geralmente, muitos aposentados têm um estilo conservador de investimentos e alocam seu portfólio dessa forma.

Pressão no portfólio 

Durante a aposentadoria, você provavelmente encarará seus ativos de modo um pouco diferente de antes, pois eles estarão na fase de distribuição. Isso significa que haverá um bocado de pressão sobre o portfólio, para minimizar o risco e gerar alguma renda para cobrir despesas básicas de vida. Além disso, pode haver a necessidade de um crescimento moderado para compensar os efeitos potenciais da inflação, cobertura contra o risco de longevidade ou ajudar a conquistar objetivos de legado. Essas necessidades aparentemente conflitantes podem aplicar pressão sobre seu portfólio, o que pode levar a investimentos abaixo do ideal e estratégias ineficientes de distribuição. Felizmente, há um modo de otimizar seus ativos de aposentadoria para fornecer uma renda segura e também investir para o crescimento.

Alívio da pressão 

A retirada de uma parte de seus ativos é a aquisição de uma anuidade imediata, também conhecida como anuidade de pensão, o que gerará sua renda de aposentadoria, garantida para durar toda a sua vida. Essa renda pode ser usada para cobrir algumas de suas despesas básicas na aposentadoria, tais como alimentação, contas de serviços públicos, medicamentos de prescrição etc. O fato de saber que este novo fluxo de renda já cobre muitas de suas despesas básicas todos os meses permitirá tratar os ativos restantes de forma diferente. A pressão sobre o portfólio será aliviada porque haverá menos necessidade de gerar renda a partir daqueles ativos.

Otimize seu portfólio 

Com suas despesas de aposentadoria garantidas, você poderá alocar os ativos restantes para otimizar seu portfólio. Mas como você pode ter certeza de fazê-lo da forma correta? Ibbotson Associates2, um dos líderes em pesquisa de alocação de ativos, desenvolveu um modelo que otimiza a alocação do portfólio do investidor para fins de renda discricionária e crescimento. O modelo leva em conta os objetivos, necessidades e preferências individuais e ajusta as recomendações conforme a tolerância ao risco, expectativas de legado e outros fatores relacionados ao investidor.

Monica Camargo de Franchi Souza
mcfranchisou@ft.newyorklife.com
407-276-6107



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie