Encontro de Arte Espírita traz o ator Carlos Vereza

Encontro de Arte Espírita traz o ator Carlos Vereza

Com apresentações de poesia, teatro, dança e música, II Encontrartes USA – Encontro de Arte Espírita – será no dia 20 outubro, em Orlando, terá a presença do consagrado ator Carlos Vereza, e do violinista Leonardo Lacerda. Destaque à peça“Encontro em Hollywood”, com relatos da atriz Marilyn Monroe

Edição de setembro/2018 – p. 28

Um dos mais importantes eventos espíritas já realizados na Flórida, o “II Encontrartes USA” – Encontro de Arte Espírita – acontecerá no dia 20 outubro, em Orlando, a partir das nove horas da manhã – se estendendo até às cinco da tarde –, com apresentações de poesia, teatro, dança e música. Destaque à presença do consagrado ator Carlos Vereza, que irá proferir palestra sobre a arte espírita, além de declamar poesias e tocar flauta. Outra atração é o violinista mineiro Leonardo Lacerda, que terá participação especial, segundo ressalta a diretora e integrante da equipe organizadora, Sandra Barros Lindner. “O ano passado o Encontrartes foi em Atlanta, na Geórgia, e foi um sucesso, que esperamos consolidar em Orlando. São inúmeras as atrações, convidados expressivos e espetáculos de teatro que mexem com a sensibilidade do público, difundindo mensagens de amor e de alerta às famílias”, reforça a diretora.

Com apoio do Spiritist Federation of Florida e realização Peace & Knowledge e Spiritist Center of Orlando, tendo a participação do grupo de teatro do “Love & Charity (Amor e Caridade)”, encenando a peça “Viagem ao Céu”, o II Encontrartes USA será realizado no UCF Rosen College of Hospitality, onde é esperado um bom público. “O Carlos Vereza prontamente atendeu o nosso convite, inclusive, abrindo espaço na sua agenda de muitos compromissos. Estive com o ator no Rio de Janeiro e fui muito bem recebida. Um ser maravilhoso, que tem muito a nos ensinar”, comemora Sandra.

A diretora destacou ainda a importância do violinista Leonardo Lacerda, que toca em cinco orquestras no Brasil, e faz shows com o cantor e compositor Alceu Valença. “O Leonardo Lacerda é espírita e tem uma genialidade musical que impressiona. O evento ganhou muito com a sua presença em Orlando, e tenho certeza que o público vai amar o seu trabalho”, reforça.

Sandra Lindner destaca também às presenças de poetas de Atlanta e dos músicos das bandas Fluído Vital, Cia e Paz e Banda Caravana do Amor, também incrementando o evento. Outro ponto alto, “são os grupos de teatro que trazem mensagens precisas e de muita valia em tempos tão conturbados”, acrescenta. “O grupo de Atlanta encenará a peça ‘Anjo Caído’, que é magnífica, e o pessoal do grupo ‘Amor e Caridade’ mostra o espetáculo espírita, ‘Viagem ao Céu’, que traz ensinamentos importantes”, diz Sandra.

“Gostaria de evidenciar que a estrela do evento ‘Encontrartes’ é Jesus Cristo. Todo brilho, honra e glória é de Cristo, portanto, nada do que ocorrer durante o evento poderá ofuscar o brilho de Jesus”, alerta a diretora. “É importante ressaltar isso para que todos saibam que a arte é um grande destaque, soberana, mas que Jesus Cristo é o centro de tudo. Nós estamos transmitindo ao público o grande amor que Jesus nos deixou”, fala com emoção”. Outro detalhe, informa a diretora com ressalva, “no final do evento todos terão uma grande surpresa. Fiquem atentos”, avisa.

Há dez anos à frente do grupo de teatro Spiritist of Drama, que durante quatro anos encenou a peça “A Família Como Ela É”, alcançando sucesso absoluto na Flórida, a diretora Sandra Lindner fala com carinho do texto, que no ano passado esteve no I Encontrartes USA, que aconteceu em Atlanta. “A peça tem uma mensagem forte, alertando sobre o que acontece em família, como as drogas, a mãe vaidosa e a gravidez na adolescência. Tópicos importantíssimos que nos alertam e isso é imprescindível. O grupo também encenou uma peça toda em inglês, ‘The Fox Sisters’, no ‘Simpósio Espírita’ que aconteceu em Miami, abordando sobre o caso verídico de irmãs americanas que tiveram experiências mediúnicas”, lembra a diretora.

Marilyn Monroe revela motivos da sua morte

Para o “II Encontrartes USA”, Sandra preparou e dirigiu a peça “Encontro em Hollywood”, encenada pelo grupo “Spiritist of Drama”, que revela o encontro de um escritor brasileiro com a atriz norte-americana Marilyn Monroe, no Plano Espiritual. Baseado no livro psicografado pelo médium Chico Xavier – Contos Apólogos – o texto relata as confissões de Marilyn, após a sua morte, tida como suicídio. “O espetáculo traz revelações surpreendentes de Marilyn Monroe, que conta a verdade sobre a sua morte. O que de fato aconteceu após o seu desencarne, e o que ela aprendeu com o plano espiritual”, enfatiza Sandra.

Peça “Encontro em Hollywood”, encenada pelo grupo “Spiritist of Drama”. (Imagem: arquivo)

“Têm cenas muito fortes e o desempenho dos atores é magnífico. O texto fala de um escritor brasileiro – a diretora preferiu não mencionar o nome por motivos óbvios, que na peça é tratado como Senhor X – está no plano espiritual quando o seu protetor espiritual mostra onde está Marilyn Monroe. Eles conversam, e a atriz fala o que motivou a sua morte (dia 5 de agosto de 1962, aos 36 anos), fato que até os dias de hoje continua uma incógnita. As pessoas que assistirem ao espetáculo vão ficar surpresas porque são relatos registrados pela psicografia de Chico Xavier”, aponta Sandra.

Conta à diretora que a paixão pelo teatro espírita aconteceu quando se ofereceu para dar aulas para jovens e adolescentes em Orlando, sobre a doutrina espírita. Natural de Petrópolis (RJ), há 18 anos residindo nos EUA, Sandra Lindner é casada com Gil Lindner, baixista e palestrante espírita, e tem dois filhos: Eduardo, que estuda Medicina nos EUA, e Mariah. “Dei aulas para a mocidade espírita de Orlando, quando então resolvi montar um grupo de teatro e deu certo. A primeira peça montada foi do autor Walter Alves, já desencarnado, ‘Juventude e Compromisso’. Fizemos algumas apresentações em Orlando”, lembra.

“No momento já estamos preparando outra peça, ‘O Traficante’, de Humberto Fabri, que é um escritor espírita, abordando sobre o desemprego e a violência em casa. Devemos encená-la em breve, após a temporada de ‘Encontro em Hollywood’, avisa a diretora.

Serviço

II Encontrartes USA
Dia: 20 de outubro
Horário: 9:00 AM – 5:00 PM
Local: UCF Rosen College of Hospitality
9907 Universal BLVD – Orlando, FL 32819
Ingresso: $20 | www.spiritisminorlando.com/encontrartesusa