Empreendedora social, Fernanda Ponte é referência de solidariedade nos EUA

Fernanda Pontes construiu um caminho de oportunidades e de solidariedade que tem beneficiado famílias nos EUA

Destemida e ágil com seus programas sociais à frente da “IF You Foundation”, Fernanda Pontes é uma referência na valorização da vida, criando oportunidades. Resultados surpreendentes, beneficiando 48 mil famílias nos EUA 

Walther Alvarenga

Em plena era da mecanização e desumanização, estender as mãos ao próximo – a quem realmente necessita –, é um gesto sublime, e isso pode ser reconhecido no desempenho exemplar da “IF You Foundation”. Um passo relevante, com resultados surpreendentes, assistindo 48 mil famílias nos EUA – programas de confiabilidade, agregando empresas, empresários e voluntários. Tudo, evidente, é derivado do esforço de Fernanda Pontes, brasileira arrojada, oriunda do subúrbio de Niterói (RJ), que presenteou o país com a “máquina de solidariedade”, como ela mesma denomina o trabalho da Fundação.

______continua após a publicidade_______

seguro

Atriz, apresentadora – comandou o “Planeta Brasil”, na Globo Internacional – , mãe e empreendedora social, é referência em ação humanitária. Fernanda Pontes tem uma trajetória dinâmica – de relevante destaque. Fundadora da “IF You Foundation” – há dois anos e meio em plena atividade nos EUA –, tem alcançando espaço privilegiado, em tempo recorde, beneficiando famílias, crianças e adolescentes. “O ponto fundamental é você acreditar no seu trabalho. Ter os pés no chão e caminhar com velocidade”, ressalta.  

Reconhecida pelos EUA e qualificada para receber doações no país, a “IF You Foundation” ganhou o “Selo Platinun Guide Star” – selo de transparência e expressiva mobilização –, auditado pelo governo americano, conferindo a lisura do trabalho social. “A Fundação é pautada em três pilares: saúde, educação e serviço à comunidade. Desenvolvemos programas que atendem pessoas em Orlando, Miami, Massachusetts e New Jersey”, relata Fernanda.

Um grupo de mulheres destemidas que não mede esforços em prol do próximo

“São dezoito mulheres à frente da Fundação, trabalhando muito, contando com a ajuda de voluntários que não medem esforços para nos auxiliar. São ações movidas por desafios diários, mas coloco o meu coração, como sempre fiz, para que tudo aconteça de forma precisa. Enfrentei desafios para me tornar uma empreendedora social, mas a consolidação e o reconhecimento do meu trabalho são gratificantes, com resultados iminentes.”

“As famílias assistidas são 50% de brasileiros; 35% hispânicos e 15% americanos. Não fazemos distinção a quem quer que seja. E a Fundação não é apenas para pessoas de baixa renda, é para todos. Se a pessoa ou família precisar de ajuda e se encaixar nos nossos programas, será ajudada. A oportunidade é para todos, compreende? Todos têm o direito de crescer profissionalmente, obter sucesso”, orienta Fernanda.

Toneladas de alimentos são distribuídos às famílias de baixa renda através do “Food Drive”

“Eu vim do subúrbio de Niterói, mas tive a oportunidade de crescer. Meus pais investiram na minha educação, li bons livros, tive ótimas chances para chegar onde estou graças à oportunidade que meu foi dada.”

“Quando eu era criança, o meu sonho era ter uma casa com piscina. Hoje tenho o que desejei, e isso é uma gratificação imprescindível. É muito importante você poder conquistar o que sonhou. A ‘IF You Foundation’ não faz caridade e sim transformação social. É importante que as pessoas se acreditem e deem um passo à frente.”

Projetos da Fundação

O programa “Dental Care” dá assistência às crianças com os devidos cuidados à saúde bucal

Dentre os programas da ‘IF You Foundation’, Fernanda Pontes destacou o trabalho que vem desenvolvendo na Arte e no Esporte, com a participação de jovens e adolescentes, criando equipes de futebol, vôlei e tênis – categoria masculina e feminina. A cota de patrocínio para o futebol, relata com entusiasmo, “fechou em 24 horas.”

“Estamos em busca de grandes empresas e empresários para agregar ao nosso trabalho. Todos poderão acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela fundação. É importante que isso ocorra porque o patrocinador pode ver de perto os resultados de sua doação. Acompanhar a transformação desses jovens promissores”, informa.

“Temos também programas importantíssimos como o ‘Baby Care’, que auxilia as mamães durante a gravidez, com distribuição de fraldas, papinhas, fórmulas bodys e itens essenciais. Cerca de 2.500 mães e bebês foram assistidos pelo programa,” comemora.

Destaque para o “After School”, programa em que crianças de 4 a 14 anos são envolvidas em diferentes atividades como futebol, Hip Hop, ballet, jazz e workshops de Inteligência.

Já o programa “Food  Drive” tem a distribuição de 70 toneladas de alimentos que suportam 600 famílias – ação realizada duas vezes ao mês. Tem ainda o “Back To Scholl”, “Dental Care” e “If You Club”, beneficiando estudantes e seus respectivos familiares.

“Planeta Brasil”

Encontro com jovens, proporcionando oportunidades para o crescimento profissional

Desde quando chegou aos EUA, em 2013, para comandar o programa “Planeta Brasil”, pela Globo Internacional  – que enfoca a vida do imigrante nos país –, Fernanda Pontes construiu um caminho de apoio e solidariedade. Realizou mais de cinco mil entrevistas com os imigrantes, o que ela considera, “um grande aprendizado”. “A gente não tem ideia do que é ser imigrante nos Estados Unidos. É difícil para todos”, enfatiza.

Trabalhou em fundações dos EUA para conhecer e aprender o processo de administração, posteriormente fundando a “IF You Foundation”. Com reconhecimento da cidade de Orlando, pelo seu louvável trabalho de ação social, foi instituído no calendário de atividades o “Fernanda Pontes e IF You Foundation Day” – comemorado no dia 3 de julho. Seu desempenho social também teve o reconhecimento da Casa Branca e do Senado, em Washington.

Indagada sobre a sua dedicação ao próximo, valendo todos os esforços que têm ajudado famílias nos EUA, Fernanda Pontes foi enfática: “Desde os 11 anos de idade que faço trabalho social. É minha história de vida. Fiz a primeira Biblioteca Social, no subúrbio do Rio de Janeiro. Ajudei a não fechar um orfanato, e à frente da Globo fiz doações sociais. É como eu disse: somos uma fundação voltada para o próximo, uma máquina de solidariedade abrindo caminhos e dando chance a quem necessita apenas de uma oportunidade para crescer ”, finaliza.

Serviço

“IF You Foundation”

Website: www.ifyoufoundation.org  



____________________publicidade___________________

seguro

tarot

anuncie