Divertido, Mr. Teacher Paulo transforma vidas no Youtube

Divertido, Mr. Teacher Paulo transforma vidas no Youtube

Mr Teacher Paulo é um sucesso com seu Canal no Youtube, ensinando o inglês de forma divertida e eficiente. Tem seguidores em 120 países – um de seus vídeos atingiu 1,8 milhão de visualizações. Com 340 mil inscritos em seu Canal, o brasileiro é o professor que transforma vidas

Edição de setembro/2018 – p. 14

Tente imaginar que ao ganhar de uma amiga o DVD do filme de ficção científica “The Matrix”, sucesso mundial em 2003, que traz como personagem central Thomas Anderson, interpretado por Keanu Reeves, a sua inércia no inglês – mesmo “avesso” ao idioma – possa se transformar consideravelmente. Como Assim? Isso aconteceu com o jovem Paulo Cunha, em Brasília, que mais tarde se transformaria no maior professor de inglês online do Youtube – Mr Teacher Paulo com Canal – Inglês Evolution – , hoje com seguidores em 120 países, a segunda maior página de inglês do Brasil, agregando 340 mil inscritos. Simpático e sorridente, evidenciando que você pode conseguir o que almeja, Mr Teacher Paulo é a mola-motriz que impulsiona milhões de jovens e adolescentes a aprender o inglês. “Oitenta por cento das pessoas não falam o inglês por bloqueio psicológico. Eu provo com as minhas aulas que você pode sim falar o inglês fluente, sem ajuda de nativos. Incentivo as pessoas a se acreditarem. Sou autodidata em inglês, aprendi a falar sozinho, e falo o idioma fluentemente, e você também pode falar fluente”, orienta Mr Teacher.

Mas como tudo aconteceu na vida do Paulo, ou melhor, do Mr Teacher Paulo? Vamos voltar a Brasília, no ponto de partida da sua transformação profissional, após muito esforço e dedicação, evidente. “Os meus pais trabalharam muito para pagar escola particular para mim e para a minha irmã, então era impossível pagar um curso de inglês porque não sobrava dinheiro para mais nada”, lembra Paulo, mantendo o bom humor. “Os meus amigos de escola faziam curso de inglês paralelo e me perguntavam o porquê de eu não estudar inglês, então eu dizia que odiava inglês, mas, na verdade, não tinha dinheiro para pagar o curso”, relata o teacher.

“No dia do meu aniversário, ganhei um DVD de presente da minha amiga Débora, a quem agradeço muito porque mudou a minha vida, do filme ‘Matrix’, que foi o primeiro filme lançado por Hollywood no formato em DVD. Era a novidade do momento, mas eu não tinha onde assistir porque o play de DVD era muito caro, e só tinha na casa da minha avó. Então ia para a casa da minha vó nos finais de semana, e posso dizer a você que mudou a minha vida”, fala com entusiasmo. “Os mais novos não se lembram, mas antes do DVD era fita em VHS, uma caixa retangular que você assistia filme dublado ou legendado em português, não existia alternativa”, conta.

“E o diferencial do DVD é que tinha legenda em português e inglês, e eu assisti ao filme ‘Matrix’ com o áudio em inglês e a legenda em português. E depois de quase decorar o filme, de tantas vezes que eu vi, resolvi mudar a legenda para o inglês. Com o passar do tempo passei a entender frases em inglês, depois outras, e fui gostando do inglês, do meu método autodidata de aprender o inglês”, explica Mr Teacher Paulo. “Depois assisti o ‘Matrix 2` e o terceiro filme, aí veio ‘O Senhor do Anéis’, e fui me envolvendo neste universo de aprendizado, assistindo sempre os mesmos filmes, quando tirei as legendas, vendo com o áudio original”.

“Enquanto os meus amigos da escola faziam o cursinho e praticavam conversação, eu estudada o inglês, aprimorando os meus conhecimentos sem ninguém saber, utilizando o meu método. E foi nessa época que surgiu a banda super famosa, ‘Backstreet Boys’, que a minha irmã adorava ouvir, mas eu criticava os cinco rapazes. Um dia resolvi ouvir os garotos porque estava entendendo algumas palavras do que eles cantavam. Peguei no encarte do CD a letra da música e traduzi, com auxílio de um dicionário. E depois de algum tempo eu estava conseguindo falar o inglês. Absorvia muita coisa do idioma, vendo filmes, traduzindo letras de músicas e estudando a gramática. Com o passar do tempo eu já entendia tudo do filme ‘Matrix’, entendia o que os garotos do ‘Backstreet Boys’ cantavam, e conseguia conversar com os meus amigos com um nível de fluência muito bom. Eu não tinha a neura de falar o inglês, fazia tudo muito naturalmente, e isso me ajudou muito a falar fluente o inglês”, comemora.

“Passaram-se os anos e eu reencontrei o meu amigo Tiago Reis – em 2004 –, e ele ficou surpreso comigo, dizendo que nunca tinha visto alguém que não fez intercâmbio nos Estados Unidos, que não tinha saído do Brasil, que não teve um professor nativo ou que frequentasse cursinho falar tão bem o inglês. Segundo ele, o meu nível era muito avançado, acima da média, inclusive, dos seus próprios alunos. Disse que eu atingira o nível para ser professor, e me convidou para dar aulas de inglês na sua escola”, relembra Mr. Teacher Paulo.

“Além de professor, sou psicólogo dos meus alunos. Compreendo a linguagem verbal e corporal do aluno. O meu objetivo não é ficar rico porque faço o meu trabalho com amor. Tenho um propósito de transformar vidas, sou um professor de inglês que transforma vidas. Não permito que os abutres destruam o sonho de pessoas querem prosperar, que as desanimem. Sonho sem atitude se torna ilusão. Temos de estar próximos de pessoas que querem o nosso bem, ficar bem longe de pessoas negativas”, enfatiza o professor.

“O meu objetivo é que o aluno fique comigo no máximo dois anos, não é preciso mais do que isso para aprender o inglês. Quero formar líderes que possam gerar outros líderes, formando um círculo absoluto de líderes. É o amor pela vida, pela conquista do próximo”, reforça.

Perfil do aluno online

Indagado sobre o perfil dos seus alunos online, Mr Teacher Paulo disse que tem seguidores em 120 países, além de pessoas no Brasil – um dos seus vídeos chegou a 1,8 milhão de visualizações. Ele tem trezentos e quarenta mil inscritos em seu canal no Youtube, sendo que a faixa etária entre 25 a 35 anos é bem expressiva, destacando-se ainda alunos entre 18 a 24 anos, além de seguidores de várias idades. “O curioso é que nativos assistem ao meu Canal – Inglês Evolution – para aprender o português. Têm muitas senhoras acompanhando as minhas aulas, e hoje não tem idade. Só é velho quem quer”, enfatiza.

Lembra Mr Teacher Paulo que a ideia de montar o seu Canal no Youtube foi iniciativa do seu primo, João Lucas, “que insistiu para que eu criasse o meu canal no Youtube. No início eram poucos seguidores, mas depois foi crescendo, quando vim aos Estados Unidos e gravei aulas. O canal cresceu muito e hoje sou a maior segunda página de inglês do Brasil, tenho trezentos e quarenta mil inscritos no canal”, aponta. “Inclusive, depois eu criei o canal do meu primo João Lucas, que passou a se chamar Johnny – Canal Meu nome é Johnny –, atualmente com quase um milhão de acessos”.

Conta Mr Teacher Paulo que o seu filho Davi, de doze anos, já tem o seu próprio canal no Youtube – Mr Peter Jr. (@mrteacherjunior) –, e que ensina inglês para as crianças com excelente aceitação. “O meu filho vai indo muito bem e tem agradado as crianças na internet, ensinando falar a língua inglesa com fluência”, orgulha-se o teacher. Vale lembrar que o lema, “de pai pra filho” realmente funciona para o professor.

Residindo há pouco mais de um mês em Orlando – Mr Teacher Paulo morava com a família na cidade de Kearny, em New Jersey –, disse que um dos fatores de relevância em seu trabalho online, atingindo pessoas em várias partes do mundo, é o fator solidariedade e incentivo na realização do sonho. “Sou abençoado por Deus, tenho uma família maravilhosa – esposa Amanda, o filho Davi e gêmeos que nascem em breve. Sou dedicado às pessoas que me acompanham, e sempre tenho dito que todos podem chegar lá, indistintamente. Faça parte da minha lista Vip, assista ao meu canal no Youtube. Como professor à de doze anos, já salvei pessoas do suicídio porque estavam desmotivadas, mas quando passaram a acompanhar as minhas aulas, mudaram. Isso eu agradeço a Deus”, finaliza.

Serviço

Mr Teacher Paulo

Canal no Youtube: Inglês Evolution

Instagram: @MrTeacherPaulo

www.mrteacherpaulo.com