Dicas para pintura

voltar

SET/14 – pág. 56

paintSeguem algumas dicas de pintura que ajudarão seus acabamentos no próximo projeto de de reforma na sua casa:


______continua após a publicidade_______

seguro


1- Tingir o primer:

1.Para pintura de paredes interiores ou superfícies exteriores, uma camada de primer é fundamental para a obtenção de grandes resultados. O primer proporcionará vários benefícios: bloqueio de manchas, melhoria do acabamento na pintura final, melhor aderência da tinta, redução de bolhas e durabilidade da tinta. Lembre-se que ambos – primer e tinta do acabamento – devem ser de compostos semelhantes.

2- Use uma lona/pano:

Proteja seu piso com lona. Esse tipo de material pode durar por algum tempo, pois é muito resistente. Além de reduzir a possibilidade de tropeçar, a taxa de absorção de tinta é muito alta. Outra vantagem é ela poder ser dobrada em torno dos cantos, corredores e portas.

3- Evite uso de escadas:

Ao pintar áreas do interior, use uma barra com extensão do tipo telescópio em vez de escadas, utilizando um polo de extensão para pintar com um rolo que alcançará áreas mais difíceis, como tetos muitos altos (estilo catedral). Há vários tamanhos. Os melhores polos de extensão são os de alumínio. Certifique-se se as travas da barra telescópica estão em posição segura para não desarmarem causando acidentes.

4- Evite o uso de bandejas:

Quantas vezes uma bandeja de tinta foi chutada na hora de pintar? Em vez de utilizá-la, é recomendado o uso de um balde de tinta com uma grelha que se coloca internamente. Ela é uma tela de metal retangular rígido que encaixa na borda do balde pendurando-a. Durante o processo de pintura, mergulhe o rolo na tinta, role-o contra a grade de metal, retirando o excesso de tinta.

5- Evite umidade:

Se possível, comece a pintar no início da manhã, quando a umidade não é tão alta como no período da tarde. A umidade do ar dificulta que a tinta seque.

6- Raspe a tinta antiga:

Se sua parede está descascando, basta usar um raspador para remover essa pintura antiga. Use lixa de parede e conserte todos os buracos e rachaduras para evitar imperfeições da superfície no final da pintura.

7- Deixe a tinta secar:

Não pinte por cima de uma área que ainda não secou, pois marcas de tinta ficarão visíveis na superfície. Uma vez que a pintura estiver pronta e o rolo quase seco, volte ao longo de toda a área para dar acabamento final.

8- Retire o acabamento brilhoso:

A tinta nem sempre adere a superfícies brilhantes. Recomenda-se o uso de uma lixa para remover o brilho da superfície. Aplique um primer ou revestimento de pintura lisa à base de óleo para tirar o brilho da superfície.

9- Comece pelo teto:

O projeto de pintura deve iniciar-se pelo teto, pois caso algum resíduo de tinta escorrer sobre a parede, esse será coberto quando a pintura chegar a esta parte. Durante o trabalho, não se esqueça de usar óculos para proteger os olhos. Rolar o mais leve possível sobre a primeira camada em uma única direção. O objetivo é aplicar uma camada de tinta para bloquear as partículas mais ásperas, facilitando assim quando a segunda demão for feita.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie