Dicas em geral para casa

voltar

DEZ/13 – pág. 50

Seguem algumas dicas que podem facilitar muito no dia a dia:

  1. Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

    Para desentupir os drenos de água: misture 2 oz (ounces) de bicarbonato de sódio com 5 líquido oz (ounces) no dreno. Cubra com pedaço de pano enquanto a solução age. Espere aproximadamente 10 minutos e coloque água bem quente (de preferência ferva a água em um recipiente). Você vai verificar a reação química efervescente. Essa combinação dissolve o ácido graxo da gordura, comida e sabão. Essa solução caseira é simples e econômica.

  2. Manchas em concreto: manchas no concreto do passeio ou pátios são causadas geralmente por resto de chiclete e urina de cachorro. Coloque vinagre e deixe ficar por um dia e, no dia seguinte, lave com sabão.
  3. Limpeza de móveis de madeira: aplique azeite de oliva ou óleo vegetal em um pano para remover a poeira dos seus móveis e dar brilho. Se houver algum arranhão, o óleo irá escurecer um pouco a madeira ajudando a escondê-lo.
  4. Evitar o barulho nas dobradiças da porta: ao invés de usar o WD-40, que dura pouco tempo até que precise reaplicá-lo, coloque óleo vegetal em um pano e deixe o óleo correr dentro das dobradiças. Pode-se também aplicar cera de vela retirando o guia de metal que une a dobradiça para uma solução mais duradoura.
  5. Repare seu piso de vinil: se seu piso de vinil está soltando, coloque um pedaço de papel alumínio sobre a área que está descolando e aplique o ferro de passar roupas sobre ele várias vezes até que cole. Sugiro também que deixe passar algumas horas com algo pesado em cima: vários livros, por exemplo.
  6. Proteja as fechaduras de pintura: ao pintar a sua casa, pode-se proteger os itens pequenos como fechaduras, maçanetas de armários com papel alumínio. Com isso, será muito mais fácil colocar e retirar o papel alumínio ao invés de papel com fita adesiva/tape.
  7. Brinquedo quebrado: se seu filho tem um brinquedo eletrônico que funciona com bateria e a mola que segura a bateria estragou ou sumiu, coloque um pedaço de papel alumínio no locar para substituir a mola.
  8. Amolar tesoura: se sua tesoura não está cortando bem, pode-se amolá-la cortando vários pedaços de papel alumínio com ela.
  9. Eliminar odor: para eliminar o odor de bleach/clorox ou outro material de limpeza das mãos, esprema limão nelas e enxague com água. O bleach é alcalíneo e o limão ácido, balanceando o pH do produto.
  10. Salvar a cortina do banheiro: se sua cortina está com mold/fungos e suja, primeiro, lave com água quente e sabão; depois, esfregue limão nas manchas e deixe a cortina exposta ao sol. Quando secar, as manchar desaparecerão.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net