-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Café e vinho promovem arrecadação de fundos para o ‘Orlando Science Center’ - 22 hours ago
-
‘Leesburg Bikefest’ promete atrair cerca de 300 mil motociclistas no fim de semana - 22 hours ago
-
‘Festival do Rio St. John’ de volta com 125 expositores no centro de Sanford - 22 hours ago
-
Trump libera mineração submarina e ignora alertas globais sobre destruição dos oceanos - 2 days ago
-
Operação Tidal Wave: repressão a imigrantes se intensifica na Flórida - 2 days ago
-
Academia de Comunicadores é oficialmente inaugurada em Orlando - 2 days ago
-
Produtos podem ficar escassos nos EUA devido tarifas de Trump sobre a China - 2 days ago
-
Vendas de imóveis usados nos EUA caem mais do que o esperado em março - 2 days ago
-
Redução de doações pode interromper trabalhos de ajuda a moradores de rua - 2 days ago
-
Escândalo de desvio de fundos públicos abala governo DeSantis e encerra investigação sem punições - 24/04/2025
Detentos Processam Sistema Penitenciário da Flórida por Falta de Ar-Condicionado em Calor Recorde

A morte de um detento de 81 anos com problemas respiratórios em uma cela sem ar-condicionado gerou um processo contra o Departamento de Correções da Flórida. Dwayne Wilson, também prisioneiro do Dade Correctional Institution, no sul do estado, descreveu a experiência como estar “preso em uma lata de sardinha sem ar para respirar.” A situação se agravou em setembro, o mês mais quente da região em mais de um século, quando as temperaturas chegaram a um índice de calor de 104°F (40°C).
O processo, aberto pelo Florida Justice Institute, cita que a falta de ar-condicionado contribuiu para a morte de quatro prisioneiros nos últimos meses. Defensores dos direitos dos encarcerados acusam as autoridades de ignorarem as condições de calor extremo nas celas, especialmente para presos idosos ou com problemas de saúde. Os advogados dos prisioneiros afirmam que o problema é uma violação da Oitava Emenda dos Estados Unidos, que proíbe punições cruéis e incomuns, e dos direitos garantidos pelo Americans with Disabilities Act e pelo Rehabilitation Act.
No caso do prisioneiro falecido, identificado como J.B., os registros legais indicam que ele passou dias se queixando de dores no peito e dificuldades para respirar, agravadas pela falta de ventilação no dormitório. Em 24 de setembro, ao pedir ajuda novamente, foi levado à enfermaria, mas retornado à cela em seguida. Logo depois, foi encontrado inconsciente. Segundo os advogados, no momento de sua morte, os ventiladores de exaustão da prisão não estavam funcionando.
O Departamento de Correções, embora sem comentários sobre o caso em andamento, ainda não recebeu formalmente o processo. Enquanto isso, especialistas apontam que o aquecimento global agrava o número de mortes por calor, com 2023 registrando o maior índice de mortes por calor em mais de 80 anos, segundo o CDC.