Designer e fotógrafo brasileiro Paulo P. Lima mostra sua primeira coleção fotográfica, devoção afro-brasileira

Designer e fotógrafo brasileiro Paulo P. Lima mostra sua primeira coleção fotográfica, devoção afro-brasileira

Los Angeles, CA (27 de Novembro de 2013) – Designer e fotógrafo brasileiro Paulo P. Lima mostra sua primeira coleção fotográfica, Devoção Afro-Brasileira. Essa coleção exibe elementos culturais brasileiros do Candomblé de São Paulo e Salvador, assim como imagens de objetos, pessoas e espaços urbanos em vários contextos.

Solomon Rivera, Chefe de Gabinete da Deputada Federal Karen Bass, em seu escritório em Los Angeles, CA exibindo  a primeira coleção fotográfica de Paulo P. Lima, Devoção Afro-Brasileira
Solomon Rivera, Chefe de Gabinete da Deputada Federal Karen Bass, em seu escritório em Los Angeles, CA exibindo a primeira coleção fotográfica de Paulo P. Lima, Devoção Afro-Brasileira

Devoção Afro-Brasileira inclui imagens de apresentações populares como o “Nego Fugido” da região de Santo Amaro da Purificação, Bahia, apresentada em São Paulo em comemoração ao dia da Consciência Negra em 20 de Novembro de 2012. Parte da coleção incorpora tradicões afro-brasileiras como figuras de baianas vendedoras de quitutes e acarajé na Bahia e imagens de festas populares como a de Iemanjá e Lavagem do Bonfim em Salvador.

Lima se inspirou em imagens captadas durante sua pesquisa de doutorado nas cidades de Salvador e São Paulo entre os meses de Outubro de 2012 e Março de 2013. Em sua viagem de pesquisa, Paulo Lima registrou imagens de fé em espaços religiosos e profanos.

“A fotografia me permite entrarem contato com minhas raízes brasileiras e me possibilita explorar a beleza em seus mais variados aspectos. Eu adoro explorar as relações entre o corpo e o espaço,” disse Lima. “Devoção Afro-Brasileira é como um sonho porque combina minha paixão pela cultura brasileira, teatro e performance.”

A Deputada Federal Karen Bass (California), representante do 37º Distrito de Los Angeles, estará mostrando a coleção de Paulo Lima em seus escritórios de Los Angeles, CA e Washington, D.C. “Estou orgulhosa de mostrar a primeira coleção fotográfica de Paulo Lima em nossos escritórios de Los Angeles e Washington,” disse Bass. “Devoção Afro-Brasileira capta a beleza da cultura brasileira incorporando religião, espaços urbanos, objetos e pessoas,” complementou a deputada.

Deputada Federal Karen Bass no seu gabinete em Washington, D.C., mostrando a primeira coleção fotográfica de Paulo P. Lima, Devoção Afro-Brasileira
Deputada Federal Karen Bass no seu gabinete em Washington, D.C., mostrando a primeira coleção fotográfica de Paulo P. Lima, Devoção Afro-Brasileira

Parte da coleção fotográfica já foi adquirida por colecionadores em vários estados americanos includindo California, Distrito de Columbia, Nova Jersey e Washington. Para mais informações sobre as fotos de Paulo Lima, por favor contate o artista diretamente pelo e-mail chatzagor@yahoo.com.

SOBRE PAULO P. LIMA

Figurinista, Paulo P. Lima, iniciou sua carreira em 1986 depois de receber um certificado de moda pelo SENAC, São Paulo. Depois de concluir o curso no SENAC, Paulo recebeu o título de bacharel em geografia pela Universidade de São Paulo. Nos Estados Unidos, Paulo Lima completou o curso de Mestrado em Teatro e Desenho de Figurino pela California State University, Long Beach.

A inspiração para o trabalho fotográfico de Paulo Lima veio da pesquisa para sua dissertação sobre vestimentas de orixás utilizadas no Candomblé. Paulo está atualmente completando seu programa de doutorado em Estudos de Teatro e Performance pela Universidade da California, Los Angeles.