Consulado dos EUA em Belo Horizonte já tem endereço definido

Consulado dos EUA em Belo Horizonte já tem endereço definido

Embaixadora norte-americana assina contrato de locação nesta quinta-feira

A embaixadora dos EUA no Brasil vai assinar ainda um acordo para um escritório de aconselhamento da EducationUSA na PUC-Minas - Foto: Marcello Casal Jr.
A embaixadora dos EUA no Brasil vai assinar ainda um acordo para um escritório de aconselhamento da EducationUSA na PUC-Minas – Foto: Marcello Casal Jr.

A partir de 2016, mineiros interessados em viajar para os Estados Unidos não vão precisar fazer escala em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília pra obter visto para o país. A embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, vai assinar nesta quinta-feira o contrato de locação do prédio do novo consulado em Belo Horizonte. A inauguração está prevista para ocorrer daqui dois anos, devido as extensas obras. O local escolhido para a sede foi o Edifício Panorama, na Rua Wilson Rocha Lima, 80, Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul da capital. O prédio integra o Paisagem Escritório Parque, complexo empresarial erguido pelo Grupo EPO, com arquitetura assinada por Gustavo Penna.

Depois de bater recordes seguidos de gastos no exterior, tudo indica que os brasileiros vão invadir cada vez mais a terra do Tio Sam. Sob o ponto de vista geográfico e também rodoviário, Minas Gerais está localizada em um ponto estratégico do Brasil, mas é preciso saber se a capital terá infraestrutura, principalmente de trânsito, para suportar caravanas e excursões de vans e ônibus cheios de turistas de várias partes do país em busca do sonhado carimbo de entrada nos EUA.

Na primeira visita à capital mineira, a embaixadora Ayalde também terá encontros com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Larcerda. Além disso, ela participará de um evento na PUC Minas para um debate com os alunos, quando assinará um acordo para a abertura de um escritório de aconselhamento da EducationUSA no campus.

Quando a então secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou os dois novos consulados no Brasil – em Porto Alegre e na capital mineira – em abril de 2012, o governador de Minas comemorou o anúncio da instalação. Segundo ele, a medida é resultado dos esforços empreendidos, nos últimos anos, pelo governo, entidades de classe, políticos e setores da sociedade civil do estado. “A decisão mostra o reconhecimento da importância que Minas tem nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos e facilitará o fluxo de pessoas, produtos e serviços”.

Fonte: em.com.br