Como deve ser a decoração natalina em uma residência?

voltar

NOV/12 – pág. 56

______continua após a publicidade_______

retaxes

Antes de mais nada, a decoração deve seguir o estilo da sua residência, ou seja, se a casa é clássica, deve ter decoração de natal clássica; se é moderna, pode ousar com pinheiros modernos e diferentes. Se for à beira-mar, fica muito charmosa uma decoração com base em enfeites feitos com conchas do mar, com flores e ramos, que dão leveza e integram-se ao tema. Ou seja, vale tudo, desde que não se entre em conflito com o que a casa já traz na sua decoração do resto do ano.

A decoração natalina é cheia de simbolismos. A começar pelas cores: vermelho significa amor, verde significa a vida eterna dos pinheiros, branco significa a paz e dourado, o divino. Já as guirlandas, no formato redondo, significam o eterno recomeço, renovação e esperança de ultrapassar as dificuldades. A lareira acesa traz o conforto e o aconchego para a família e os amigos, e a árvore significa a continuidade da vida através do inverno frio e escuro.

Neste ano de 2012, temos algumas tendências na decoração natalina. Seguem quatro sugestões:

Nuvem Macia

Característica: delicada e elegante. Marcada pelo toque feminino.

Materiais usados: plumas, pelúcia, tules, organzas, cetim, seda, vidros transparentes ou foscos, adornos com brilho sutil, com efeitos perolados e acetinados, também materiais que imitam congelamento, glacês e com aspecto translúcido. Temos figuras natalinas em porcelana, flores, anjos, corações e estrelas muitos delicados e de aparência frágil.

Cores: todas, em tons pastéis, mas o tom nude é o especial.

 

Fantasia Folk

Característica: aconchegante e alegre. É uma mistura do country americano e folk nórdico. É uma tendência bem tradicional e com pequeno toque kitsch.

Materiais utilizados: feltro, madeira, couro, galhos secos, patchwork, sementes, estopa, bordados ponto-cruz, crochê, tricô, cascas de árvores, cortiça, materiais artesanais, objetos antigos, geralmente os elementos possuem pouco ou nenhum brilho, tudo muito rústico. Personagens tradicionais como Papai Noel, renas, elfos, boneco de gengibre, boneco de neve etc.

Cores: vermelho e verde.

 

Glam Late Night

Características: atraente e desejável. A tendência sofisticada busca inspiração na discoteca dos anos 70, na celebração da vida como um evento especial e não como rotina.

Materiais utilizados: cetim, glitter, strass, cristais, veludo, brocados, acrílicos, materiais com aspecto vitrificado, objetos minimalistas, cromados. As figuras natalinas são geralmente estilizadas.

Cores: tons sóbrios como o preto, vermelho queimado, púrpura, ameixa, combinado com dourado ou prateado.

 

Nova Vitalidade

Características: vibrante e corajosa. Marcada pelas cores intensas como uma injeção de otimismo. Tendência extravagante e irreverente que propõe ver a vida com novas cores.

Materiais: plásticos, pedrarias, materiais que imitam pedras preciosas, vidros coloridos, glitter colorido, objetos metalizados coloridos, paetês, borracha e acrílicos coloridos. Figuras natalinas feitas de materiais inusitados, que dão um efeito inovador e nada convencional na decoração.

Cores: praticamente todo o arco-íris, algumas cores em tons fluorescentes, combinadas com brilhos dourados ou prateados.

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie