Como decorar uma sala de estar pequena

voltar

ABR/14 – pág. 68

______continua após a publicidade_______

retaxes

Viviane03Se está pensando em decorar uma sala de estar pequena, saiba como esta tarefa pode-se tornar complicada. Combinar beleza e funcionalidade num espaço pequeno exige uma perfeita sintonia entre organização e decoração. Decorar qualquer divisão de um apartamento ou casa pequena pode ser difícil, devido a limitações impostas pelo espaço disponível, especialmente quando se trata de um espaço tão utilizado, como é o caso de uma sala de estar.

Mas a decoração deste espaço, por excelência, não precisa ser um quebra-cabeças. Seguindo algumas dicas importantes, você será capaz de tornar a sala mais ampla e multifuncional, enquanto confere beleza e seus gostos pessoais.

Escolha o tema

Escolher o tema da decoração da sala de estar é um excelente ponto de partida para um projeto de sucesso. Pode se optar por utilizar cores específicas, padrões, estilos clássicos ou mais modernos. Não tenha medo de ousar.

Se tem obsessão por artigos africanos, por flores ou música, tente incorporar os seus gostos na decoração da sala. Não caia, no entanto, em exageros. Embora pareça, ao primeiro impulso, que encher as paredes da sala de estar de quadros do seu ídolo é uma excelente ideia, lembre-se que o ser humano é dotado da capacidade de alterar as suas preferências, e o que hoje lhe agrada, amanhã pode não agradar.

Móveis na medida

Rapidamente uma sala de estar pequena torna-se um espaço quase claustrofóbico quando está demasiado cheio. Evite decorar a sala com móveis grandes que dificultem a passagem e criem a ilusão de um ambiente ainda menor do que é na realidade.

No caso dos sofás, evite combinações de dois sofás grandes e escolha antes um sofá de dois ou três lugares, com adição de uma elegante ou original cadeira.

Toda a decoração precisa estar em sintonia e adequar-se ao espaço disponível, mas isso não significa que todos os móveis e acessórios devem ser de tamanho igual ou pequeno. Brinque com a escala e encontre a forma perfeita de tornar a divisão ampla, bem como única.

Use e abuse de espelhos

Os espelhos são uma das formas mais eficazes de iluminar a sala e de criar a ilusão de um espaço mais amplo. Coloque-os em paredes opostas às janelas, de forma que reflitam a luz natural exterior. Em salas com menor acesso à luz natural, boa iluminação artificial e paredes de cores mais brilhantes vão beneficiar também do uso de espelhos. O que se pretende é tornar o espaço mais amplo e luminoso, porém não preencher as paredes com espelhos ou acabará por conseguir o efeito contrário ao inicialmente pretendido. Se gostar do efeito dramático dos espelhos na decoração, pode optar por concentrá-los em uma única zona, através do uso de um espelho de maior dimensão.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie