Clássicos do rock na trajetória de Zé Rodrigo

Clássicos do rock na trajetória de Zé Rodrigo

Destaque na temporada do “Orlando Forum”, em Orlando, Zé Rodrigo é músico, intérprete e instrumentista de estilos como o soul, blues, jazz e clássicos do rock. Conheça o brasileiro que está conquistando os EUA

Edição de maio/2019 – p.22

Clássicos do rock na trajetória de Zé Rodrigo

O guitarrista e cantor Zé Rodrigo, acompanhado de sua banda, revive os clássicos do rock and roll em apresentações que acontecem no “Orlando Forum”, em Orlando, mostrando hits que conquistaram gerações, resgatando Freddie Mercury – Queen –, Kiss, O rei Elvis Presley, Creedence, os Beatles e outros grupos que revolucionaram a música.

Símbolo da contestação e de letras fortes em décadas passadas, o Rock ganha um toque especial na interpretação do brasileiro, evidenciando os seus vinte anos de carreira, mais de 2500 shows em cerca de 300 cidades das Américas, consolidando a trajetória vitoriosa dele que hoje, é o único brasileiro na Flórida com temporada em uma casa americana. “O rock and roll dos anos sessenta e setenta mostrava rebeldia e contestava o sistema. Hoje o rock é sobre a família, para os filhos e para a nova geração. Essa foi à intenção do ‘Hard Rock Café’ em Curitiba quando lançou em 2015 o meu show “I love Rock’n Roll”, apresentações que resgatavam músicas que todos conhecem, clássicos que são referências do rock, repassando mensagens para a nova geração. Fiz o show no ‘Hard Rock Café’ em duas temporadas no Brasil e foi um sucesso”, lembra Rodrigo.

“O show, agora no ‘Orlando Forum’ passa boas mensagens, e as pessoas estão carentes delas. O rock não é poético, mas fala de alegria. É o rock como estilo de vida”, acrescenta.

Quanto à escolha do repertório que inclui apenas músicas em inglês, diz Zé Rodrigo: “Gosto de fazer novos arranjos, de interpretar os clássicos que todos adoram, então seleciono as músicas que impactaram com suas letras interessantes e o resultado tem sido surpreendente. O púbico curte muito porque ressurge a grandeza da tradição do Rock, e isso evoca emoções especiais. Fico feliz em especial porque o ‘Orlando Forum’ é uma das melhores casas de Orlando e é 100% americana, com funcionários e proprietários americanos”.

Há poucos meses residindo em Celebration com a esposa Suzy, que é profissional de marketing, Rodrigo enfatiza que a carreira deslanchou desde que chegou a cidade com propostas que impulsionam a sua carreira musical. “Fui fazer shows no México no ano passado e resolvi visitar Orlando, que chamo de ‘a capital mundial da felicidade’ e descobri surpreso que quase não têm shows de rock and roll na cidade. O custo de vida aqui é mais baixo em relação a outras cidades dos Estados Unidos, e a vida é muito boa. Orlando é a capital do entretenimento, a nível mundial. Pessoas de várias partes do planeta passam por aqui. Conversei com minha esposa e decidimos vir morar em Orlando com objetivo de abrir uma nova frente de trabalho”, explica o músico.

“As coisas aconteceram positivamente após o convite e a contratação do ‘Orlando Forum’ para realizar temporada de um ano com a minha banda, formada com músicos que residem na Flórida. Recentemente, fiz também o show de inauguração do restaurante do empresário Gilson Rodrigues, que é um mega empreendimento para mil e quinhentas pessoas – ‘Gilson’s Brazilian Restaurant’, inaugurado no dia 1 de maio. Foi um ótimo show, as pessoas se divertiram muito. Essa é a minha função como artista: fazer com que as pessoas se divirtam, aproveitem os bons momentos, sei que nessas horas meus vinte anos de carreira fazem diferença”, comemora.

“Venho da ‘Big Band Soulution Orchestra’, com um repertório mais focado na soul music e no jazz, e que realiza uma média de cem shows por ano”, informa Rodrigo. O sucesso da “Big Band” obrigou o músico a deixar o trabalho como professor de inglês e abrir uma produtora de music business há 20 anos.

Zé Rodrigo também realizou importantes apresentações na cidade de Nova York. Em 2014, 2015 e 2016 fez shows na Big Apple onde gravou parte de seu novo CD no “Funkadelic Studios” e seu último DVD “Live at Daryl’s House”, um dos maiores projetos culturais dos EUA atualmente, pertencente ao cantor americano Daryl Hall, que já vendeu cerca de 70 milhões de cópias com seu parceiro musical, John Oates. O novo DVD, inclusive, foi lançado em 2016 no Brasil. O músico se sente honrado de ter sido escolhido para abrir a última turnê do rei do Blues B.B. King, quando esteve no Brasil.

Lembra o curitibano Zé Rodrigo que no início de shows nos EUA foi alertado pelos produtores quanto ao empecilho do seu nome, que o americano não consegue pronunciar. “Quando cheguei à Nova York os produtores não gostaram do meu nome porque o americano não consegue pronunciá-lo ou memorizá-lo, pela dificuldade em articular os sons. Foi complicado, então criei uma logomarca apenas com as iniciais do meu nome, o que facilitou bastante. As letras Z e R viraram Zee-R. E houve ótima aceitação. Tenho usado a logo nos shows e estou feliz com o resultado”, relata.

Vida de Imigrante

Perguntado sobre a vida de imigrante nos EUA, o cantor não hesitou na resposta: “Mesmo que alguns tenham dito que seria complicado viver para o rock em Orlando, a realidade me provou algo bem diferente: todos amam o Rock and Roll aqui. O brasileiro nos Estados Unidos vive bem e nossa criatividade hoje em dia faz toda a diferença no mercado. Posso dizer que fui recebido de braços abertos neste país. O brasileiro vem para cá como empreendedor hoje em dia e investe muito no país. Porém, acho que é importante fazer tudo legalmente, pagar impostos e respeitar as leis americanas. A minha experiência como imigrante tem sido muito positiva. Tenho vontade de ficar, mas tenho negócios no Brasil, faço muitos shows corporativos lá. A minha produtora, que fica em Curitiba, tem muitas atividades e preciso administrar isso. Mas vou procurar dividir as coisas, trabalhando no Brasil e cumprindo com os meus compromissos aqui”, finaliza.

Carreira de sucesso

Zé Rodrigo tem 14 discos gravados, três DVDs, apresentações em casas como Bourbon Street (sete temporadas), Mistura Fina (sete temporadas), Canecão, Circo Voador, Via Funchal, Tom Brasil e os principais festivais de Jazz e Blues do Brasil. Teve aparições no “Programa do Jô” e “Domingão do Faustão”. O seu último show, “Rock and Roll Celebration” foi visto por mais de 100.000 pessoas. Em 2013 recebeu o título de “Embaixador da Boa Vontade” pela W.S.A., agência fundada pelas “Nações Unidas”, por serviços prestados a cultura do Brasil. O título foi concedido a artistas como Bono Vox, Harrison Ford e Angelina Jolie.

Serviço

“I love Rock’n Roll, the show”

Todas as quintas – 9 PM (Open doors)

No Orlando Forum – 6362 International Drive

Contato: 407 684 3676

Brasil – Tel:  (41) 3324-6102/ Cel:  (41) 99977-0649

www.zerodrigo.com

www.facebook.com/SingerZeRodrigo

www.instagram.com/ZeRodrigoinsta