CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

SANTOS, FLUMINENSE E CORINTHIANS SÃO AS EQUIPES FAVORITAS AO TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO, QUE COMEÇA DIA 19 DE MAIO
A Competição mais importante do Futebol Brasileiro começa esse Sábado, dia 19 de Maio. E o Brasil pergunta: Quem será o craque do Brasileirão? E o artilheiro? Quem leva a taça? Que reforço você gostaria de ter no seu time? Adivinhar ou projetar o campeão do brasileiro 2012 é uma tarefa impossível. Diferente dos outros campeonatos do mundo, o nosso é uma caixinha de surpresas. O Campeonato espanhol, por exemplo, se pegarmos os últimos 20 anos, o Barça foi campeão 10 vezes e o Real sete. Valencia, Atlético de Madri e La Coruña dividiram os outros quatro. O histórico do Campeonato Inglês não é diferente, nos últimos 20 anos também apenas seis ganhadores: o milionário Manchester United conquistou doze troféus. O resto foi para Chelsea, Blackburn, Arsenal, City e Leeds.
Já o Brasil, desde 1992, o Brasileirão teve simplesmente 11 vencedores. Corinthians, com quatro canecos, e São Paulo com três. Além deles, Flamengo, Santos, Vasco, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Grêmio e Botafogo levaram a faixa para sua galeria de conquistas ao menos uma vez. E tem mais. Já foram nove edições com os pontos corridos desde 2003. E o que aconteceu? Seis times campeões. Já superamos a média de 20 anos dos celebrados europeus de pontos corridos.
A convite do “globoesporte.com”, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao vigésimo colocado. É um desafio complicado, segundo eles, já que o principal torneio nacional tem registrado equilíbrio entre os times e muitas mudanças ao longo da competição, principalmente com a chegada da janela de transferências, alterada pela CBF de 1º a 31 de agosto para 20 de junho a 20 de julho.
Santos, Fluminense e Corinthians são as equipes favoritas ao título do Campeonato Brasileiro. O Timão é o atual campeão, o Peixe faturou o Paulistão, e o Tricolor levou o Carioca. Os três também estão disputando as quartas de final da Taça Libertadores. Para o comentarista do PFC e da TV Bahia, Darino Senna, o Santos precisa superar a si próprio para ficar com o título. A vantagem do Peixe se dá, na opinião dele, pela presença de dois jogadores. “Com Neymar e Ganso em grande fase, os maiores adversários do Santos estão na própria Vila Belmiro – a falta de peças de reposição e a desmotivação em caso de conquista da Libertadores. Se conseguir superar esses “rivais internos”, o Santos de Neymar leva a única taça nacional que lhe falta” – apostou.
Na zona da degola, houve alguns times apontados por todos os jornalistas, como Náutico, que aparece mais vezes na lanterna, e a Portuguesa. No geral, além desses dois, Sport e Atlético-GO seriam os outros rebaixados. E você, consegue adivinhar o final do Brasileirão 2012?   O Campeonato Brasileiro, nas séries A e B, é transmitido pelo canal PFC Internacional, produzido pela Globosat. Por ano, são mais de 600 jogos dos principais campeonatos transmitidos ao vivo, além de reprises na íntegra das partidas mais importantes de oito competições disputadas no país. Além das partidas ao vivo, o assinante tem acesso a telejornais, mesas-redondas, os melhores momentos do esporte e os mais bonitos gols. A programação também exibe o “Programa do Sócio PFC” e quatro programas do canal brasileiro SporTV, privilegiando o conteúdo relativo ao futebol do país, como o “Troca de Passes”, “Redação SporTV” e o “SporTV News”, além de pílulas do programa “É Gol!” nos intervalos da programação.