Brasileiros celebram a 28ª edição da festa verde e amarela em Nova York

Brasileiros celebram a 28ª edição da festa verde e amarela em Nova York

Na tarde do domingo, dia 02, aconteceu a 28ª edição do Brazilian Day New York que reuniu mais de 1 milhão de pessoas no coração da cidade. O público participou da festa, que foi apresentada por Serginho Groisman, cantou e dançou os sucessos de Latino, Jorge & Mateus e ainda foram surpreendidos com a presença do campeão de MMA, Anderson Silva – conhecido entre os fãs como “Spider”. O público se divertiu em mais de 25 quarteirões da 6a Avenida e quem estava na Times Square, famoso ponto turístico da cidade, também pode assistir ao show em um dos telões.

Para aquecer o público para a tarde de música, Serginho convidou alguns brasileiros e americanos a subirem no palco para uma rápida entrevista, no estilo ‘Altas Horas’, em que contaram porque vieram para os Estados Unidos e como fazem para matar as saudades de casa. Logo em seguida o apresentado chamou Latino ao palco.  Em sua primeira participação no Brazilian Day, o músico que já viveu nos Estados Unidos como imigrante, cantou alguns de seus sucessos como “Festa no Apê”, “Renata Ingrata” e agitou a multidão com a música tema de abertura da novela ‘Avenida Brasil’. Latino emociou-se a lembrar dos desafios que teve de vencer quando morou no país e incentivou a todos a lutarem pelo que querem. “Espero servir de exemplo para vocês. Há 20 anos eu estava aí, no meio da multidão. Acreditei em mim e consegui o que quero. Todos vocês também podem.”

Depois de Latino, Serginho prestou uma homenagem ao lutador Anderson Silva por sua contribuição para a imagem positiva do Brasil no mundo. Foram exibidas cenas de lutas que o consagraram o campeão. “Toda vez que luto estou pensando no brasileiro, que é um povo lutador. Divido todas as minhas conquistas com vocês”, contou Anderson que também mora fora do Brasil.

Em seguida, o ritmo sertanejo universitário tomou conta da festa com a dupla Jorge & Mateus, que também participou da celebração pela primeira vez.  Os cantores se disseram emocionados com a presença dos fãs.  “Estar aqui é a realização de um sonho. Cantar para vocês que estão tão longe de casa nos deixa ainda mais motivados a fazer um show inesquecível” disse Jorge. A dupla tocou hits como “Amo Noite e Dia”,  “Chove Chove” e “Voa Beija-Flor” fazendo o público presente matar um pouco as saudades do Brasil.

No final do show, a dupla convidou Latino a voltar ao palco e junto cantaram “País Tropical”, “Rap da Felicidade”. A atriz Nívea Stelmann que veio a Nova York para prestigiar o show também subiu ao palco e todos juntos encerraram a festa com o coro do público: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor.”

Circuito Brazilian Day

Depois do Japão, Nova York e Canadá, Serginho Groisman continua a viagem até o Roundwood Park, em Londres, onde acontece o Brazilian Day Londres, com show do cantor Lulu Santos, no dia 23. Em seguida é Ana Maria Braga que marca presença no Brazilian Day Portugal, no dia 29 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras, em Lisboa. O show fica por conta de Paula Fernandes. O circuito, que teve início no mês de julho em Tóquio, será encerrado com o Dia de Amizade Angola – Brasil, no dia 20 de outubro, no Estádio dos Coqueiros, Luanda, em um espetáculo conduzido por Luciano Huck e com apresentação de Luan Santana.

O circuito Brazilian Day reúne brasileiros de várias origens e idades, em diversos lugares do mundo para celebrar a cultura do país no exterior. O evento já levou para fora do Brasil shows de artistas como Blitz, Kid Abelha, Jorge Ben Jor, Carlinhos Brown e Alcione.

O Brazilian Day New York acontece há 28 anos na 6a avenida, próximo à Rua 46, também conhecida como a “Rua dos Brasileiros”.  A festa foi crescendo a cada nova edição e hoje abrange 26 blocos da cidade e atrai mais de 1 milhão de pessoas de diferentes cidades dos Estados Unidos e  de outros países. O evento é produzido por João de Matos, a TV Globo Internacional, e o jornal The Brasilians.

Fotos  Crédito – Rodrigo Barbosa