BR DAY NY NÃO ACONTECERÁ EM 2022

COLUNA NOSSA GENTE || COMUNIDADE BRASILEIRA || Vanessa Salmeron – Midia America

João de Matos – Idealizador do BR Day New York

Pelo terceiro ano consecutivo, o BR Day New York, a maior festa brasileira fora do país, não vai acontecer. O evento se realizaria, como de costume, no domingo antes do feriado do Labor Day, Dia do Trabalho nos Estados Unidos, na Sexta Avenida & Little Brazil St. (West 46th St.), em Manhattan.

Vale lembrar, contudo, que a tradicional feira de rua vai acontecer. O que foi suspenso foram as apresentações musicais que acontecem no palco montado na Sexta Avenida.

______continua após a publicidade_______

seguro

Os organizadores da festa escolheram suspender os shows devido a uma junção de fatores que criaram um cenário pouco propício para um evento grandioso como o BR Day.

João de Matos, fundador e presidente do BR Day NY, explica que, primeiramente, a pandemia causada pelo Covid-19 ainda é uma ameaça, e seria um risco muito grande permitir a aglomeração de mais de 1.5 milhão de pessoas, público comum do evento. Ele adiciona que o surto recente da varíola dos macacos, que está se expandindo rapidamente em Nova York, também foi um fator considerado pela sua equipe.

“Nós achamos uma imensa irresponsabilidade permitir que uma multidão de 1.5 milhão de pessoas se reúnam sabendo que muitos ali podem ficar doentes seja de uma ou outra doença”, diz.

Matos cita também como outro motivo para a suspensão da festa as recentes manifestações por causa das eleições presidenciais no Brasil em outubro próximo.

“Não é segredo para ninguém que esta será umas das eleições mais polarizadas – se não for a mais – da história do País. Com isso, muitas manifestações estão acontecendo, inclusive fora do Brasil. O BR Day, pela sua grandiosidade, e a 27 dias das eleições, poderia se tornar cenário para protestos e demonstrações que poderiam resultar em conflitos”, explica.

O presidente do evento adiciona que essa situação exigiria uma outra estrutura para a segurança dos frequentadores.

“Foi a primeira vez que a polícia de Nova York veio conversar comigo sobre a necessidade de colocar no evento um outro tipo de polícia, um time especial para conter possíveis conflitos. Isso nos assustou um pouco, já que o BR Day sempre foi uma festa muito pacífica”, completa.

Para finalizar, Matos cita ainda questões de logísticas.

“O BR Day é um evento de grande porte, que envolve muitas pessoas vindo do Brasil. Normalmente temos que transportar cerca de 120 pessoas num espaço de dois dias. Com os problemas que as companhias aéreas estão enfrentando, ficaria quase impossível realizar isso nesse pequeno prazo. Tudo isso exige muita organização e planejamento. Mas como planejar em meio a tantos altos e baixos, tantas incertezas que estamos vivendo?”, finaliza.

BR Day New York
O BR Day NY foi criado em 1984 pelo empresário João de Matos como uma forma de celebrar a Independência do Brasil. No início, a festa ficou restrita a Rua 46, conhecida como Little Brazil; mas com o passar dos anos cresceu tanto que precisou ser transferida para a Sexta Avenida. Hoje o BR Day tem um público de mais de 1.5 milhão de pessoas que se espalham anualmente por vários blocos da Sexta Avenida e e da Little Brazil St. (W 46 St) para ver e ouvir grandes sucessos da música brasileira, matar a saudade de casa com a culinária e produtos típicos brasileiros e confraternizar com conterrâneos que vivem em várias partes dos EUA.



____________________publicidade___________________

seguro

tarot

anuncie