BR Day 2019 celebra o Brasil em Manhattan

BR Day 2019 celebra o Brasil em Manhattan

Tudo pronto para a grande festa brasileira em Nova York onde cerca de um milhão de pessoas é esperado para celebrar “O Dia do Brasil”. Artistas consagrados e comidas típicas marcam o evento

Edição de agosto/2019 – p. 36

BR Day 2019 celebra o Brasil em Manhattan

Nova York se prepara para a realização da 35ª edição do Brazilian Day – BR Day 2019 –, no dia 1 de setembro – domingo que antecede o Dia do Trabalhador nos EUA – a partir das 11 am, na Rua 46, também conhecida como Little Brazil, se estendendo pela 6 ª Avenida. Trata-se do evento mais popular da comunidade brasileira realizado nos EUA, atualmente ocupando 25 quarteirões, atraindo multidão cada vez maior, vinda de muitas partes do país – também de outros países – para comemorar os 35 anos consecutivos.

Artistas consagrados do Brasil integram as atrações da festa, como a dupla sertaneja Simone e Simaria, sucesso com os hits “Meu violão e o nosso Cachorro”, “Quando o mel é Bom”, “Regime Fechado”; os goianos Jorge & Mateus, que ganharam projeção nacional e, hoje, são considerados uma das principais duplas do Brasil; Alok, um dos maiores artistas brasileiros da atualidade, e o cantor e compositor paranaense Jefferson Moraes, uma estrela em ascensão no cenário sertanejo brasileiro.

Para que o leitor saiba da importância e extensão da festa, segundo dados do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), cerca de 1,5 milhão de pessoas já esteve presente no “Brazilian Day”. Dessa forma, se consolidou como um dos maiores eventos populares de Nova York, e o maior evento brasileiro fora do Brasil.

Os promotores do BR Day 2019, “The Brasilians” e o “BACC (Brazilian-American Cultural Center)”, com apoio da “Globo Internacional”, esperam uma multidão ainda maior para a celebração deste ano. E segundo João de Matos, um dos idealizadores do “Brazilian Day”, “há trinta e cinco anos promovemos o ‘Dia do Brasil’ em Nova York, desde 1984, na Rua 46, também conhecida como Little Brazil, com a 6ª Avenida, que hoje se tornou um gigante verde e amarelo para a alegria da nossa comunidade”, ressalta.

BR Day 2019 celebra o Brasil  em Manhattan

Tradição em Nova York

“O festival começou com um pequeno grupo de brasileiros, que queria celebrar o dia da independência. Desde então, tornou-se tradicional em Nova York, e é hoje considerado o maior evento étnico de Manhattan, atraindo um público multicultural, representando as várias camadas sócio-econômica e culturais de todas as partes dos Estados Unidos”, reforça.

Segundo Matos, o “Dia do Brasil” – que consta do calendário oficial da cidade de Nova York – não é somente um festival de celebrações, mas transformou-se também no grande celeiro da identidade das comunidades brasileiras. “É neste dia que brasileiros, vindos de todos os cantos dos Estados Unidos, se reúnem, tornando-se visíveis, atingíveis, unidos na alegria de exibir o orgulho de ser brasileiro e viver a sensação, longínqua, de pertencer a uma grande família”, comemora.

Em Nova York, e na área dos três estados – Nova York, Connecticut e Nova Jersey –, vive uma comunidade brasileira estimada em meio milhão de pessoas. É uma comunidade sólida e estável, composta das classes trabalhadora e executiva, com um pequeno número de novos emigrantes em Connecticut. Apenas no Queens, em Nova York, vivem mais de 100 mil brasileiros.

Serviços

Brazilian Day 2019 – Nova York

01 de Setembro a partir das 11:00hs

Rua 46 – Little Brazil – com a 6ª Avenida

Camiseta VIP 2019 à venda

Caravana – Marilene de Carolis

(212) 398-6464 – 10hrs às 18hrs – caravana@brazilianday.com / website – www.brazilianday.com