-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Fronteira sem limites: Celulares de turistas podem ser vasculhados por oficiais dos EUA - 12 hours ago
-
Pânico na pista: avião da Delta pega fogo antes de decolar em Orlando - 12 hours ago
-
Calorão toma conta da Flórida com risco de incêndios e seca persistente - 12 hours ago
-
Morte do Papa Francisco, aos 88 anos, mobiliza e comove fiéis ao redor do mundo - 18 hours ago
-
Ação contra moradores de rua em locais públicos da Flórida Central ganha força - 18 hours ago
-
Voo com 350 passageiros é interrompido na decolagem do Aeroporto de Orlando - 18 hours ago
-
Aproveite o domingo de Páscoa em Orlando: celebrações e reunião em família - 19/04/2025
-
Mais de 25 mil participantes são esperados no ‘Jeep Beach’ em Daytona Beach - 19/04/2025
-
‘Gatorland’ oferecerá desconto especial na 6ª edição do ‘Gatorpalooza’ - 19/04/2025
-
Após 49 acidentes, governo muda de ideia e instala barreiras em curva perigosa de Orlando - 18/04/2025
Azul anuncia voos diretos a partir de Campinas para 3 destinos nos EUA
Aérea diz que operações internacionais iniciam no 1º trimestre de 2015. Companhia adquiriu aviões da Airbus e planeja rotas para a Flórida e NY.

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (23) que planeja operar voos internacionais diretos partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para três destinos nos Estados Unidos a partir do primeiro trimestre de 2015. A companhia aérea é baseada em Campinas desde 2008 e, associada à Trip há um ano, já voa para 104 destinos nacionais com 136 aeronaves na frota, somando 900 voos diários. Somente de Viracopos, são 55 cidades brasileiras atendidas sem escalas.
A empresa adquiriu seis aviões Airbus A330-200, que devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano e que iniciam as operações em 2015, além de cinco Airbus A350-900, que devem incorporar a frota da companhia somente em 2017, aumentando a frequencia dos voos internacionais por Viracopos. Os destinos, segundo a Azul, são aeroportos no sul da Flórida, próximo de Miami, além de Orlando e Nova York, sendo entre três e quatro frequencias diárias.
Segundo o fundador e CEO da Azul, David Leeleman, as aeronaves foram arrendadas, sendo que a aquisição dos A350-900 foi feita juntamente com a International Lease Finance Corporation (ILFC), empresa mundial de leasing e locação de aviões. Os Airbus A330-200 serão remodelados, de acordo com a companhia. Já os modelos A350-900 serão entregues pela fábrica em Toulouse, na França, equipados já com as configurações escolhidas pela Azul.
Atualmente, somente duas companhias possuem autorização para voos internacionais regulares partindo do Aeroporto de Viracopos. A TAP Portugal tem três voos semanais diretos para Lisboa. A Gol Linhas Aéreas começa a operar voos entre Campinas e Miami a partir de 18 de julho. Serão três frequência por semana, com escala em Santo Domingo, na República Domicana. Ao chegar em Santo Domingo, o passageiro terá opção de fazer conexão para Orlando. Os voos serão feitos com com a frota padronizada de aeronaves Boeing 737 Next Generation.
Novo terminal
O novo terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos começa a funcionar dia 3 de junho e a transferência das operações será finalizada até 5 de outubro, segundo cronograma divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Inicialmente, apenas a estrutura internacional estará disponível, e o voo inaugural possivelmente será entre Portugal e Campinas.
De acordo com a SAC, o plano de transferência operacional das companhias e da concessionária responsável pela administração de Viracopos foi entregue no dia 6 de abril. O documento detalha como cada empresa fará a mudança na estrutura de check-in, equipe, tecnologia e rotina de trabalho.
Inicialmente, a nova estrutura de Viracopos poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal.
Fonte: g1.globo.com