Ano Novo, estratégia para vencer

voltar

JAN/13 – pág. 28

Ninguém pode dizer ao certo quando a economia estará totalmente recuperada. Mas, independentemente do que esteja acontecendo atualmente, aderir a princípios sensatos de planejamento pode ser o melhor curso de ação em épocas boas e ruins. Embora a situação de cada um seja única, considere as sugestões a seguir quando estiver analisando os planos de longo prazo da sua família.

Preservar o patrimônio futuro

A menos que absolutamente necessário, não recorra a bens e recursos destinados à aposentadoria para resolver dificuldades e despesas atuais. Retiradas precoces de planos de aposentadoria (IRAs e outros) geralmente acarretam impostos e penalidades altas. Além disso, não é possível recuperar o tempo que foi despendido economizando para a aposentadoria. Se começar a usar o dinheiro acumulado durante anos, poderá ser difícil recompor essa poupança e o seu patrimônio reduzido renderá  menos ganhos quando os  mercados se recuperarem.

Manter uma carteira diversificada

Os diferentes tipos de ativos financeiros seguro de vida, cadernetas de poupança, CDs, anuidades,  obrigações e ações têm desempenho diferente em ambientes econômicos distintos. Manter uma carteira bem diversificada (isto é, “não por todos os ovos na mesma cesta”) pode ajudar a minimizar os efeitos das flutuações do mercado ou problemas em uma área específica. Administre a diversificação: combine proteção do seguro, alocação de recursos e gerenciamento de investimentos para ajudar a criar um plano de investimentos e seguro totalmente integrado. Lembre-se que a diversificação não garante lucros nem protege contra perdas de mercado.

Não correr atrás da última moda em finanças ou investimentos

A história nos mostra que agir de acordo com a última dica financeira “da hora” geralmente produz resultados desastrosos no final. Analise frequentemente a sua estratégia financeira com o seu consultor profissional para garantir que ele continue a par de suas necessidades e objetivos, mas não abandone seus planos às pressas para seguir cegamente a multidão em outra direção. E não preste atenção a pessoas que tentam prever os movimentos do mercado. Elas não sabem!

Mais do que isso, muitas vezes a estratégia elaborada para seu amigo é excelente para ele, para a família dele, para a situação economica que ele possui e sua pode ser diferente.

Gerenciar riscos cuidadosamente

Se você assumir muitos riscos quando o mercado estiver em alta (quando tudo parece seguro), estará se expondo a grandes perdas quando o mercado descer, e será muito difícil manter o prumo e alcançar seus objetivos de longo prazo de investimento. Ao planejar sua aposentadoria, muitas pessoas optam por equilibrar os riscos inerentes dos produtos de investimentos com outros produtos financeiros que possam proporcionar renda garantida na aposentadoria (como anuidades fixas). Independentemente dos produtos financeiros que decida comprar, verifique a força financeira da companhia da qual os está comprando, já que a garantia dos produtos financeiros emitidos por tal companhia de seguros é baseada na capacidade de pagamento da companhia emissora. Lembre-se que os produtos de investimento não têm garantia e estão sujeitos a flutuações de mercado.

Manter uma visão de longo prazo do seu futuro do seu futuro

É importante lembrar que os mercados são cíclicos: eles sobem e descem, e sobem novamente, causando sentimentos de otimismo e pessimismo aos investidores. Em vez de reagir a cada oscilação do mercado, costuma ser mais apropriado aderir a uma estratégia de longo prazo escolhida com cuidado, especialmente quando se trata de sua aposentadoria e outras necessidades de longo alcance. Seu agente pode ajudá-lo a selecionar entre diversos produtos de seguro e financeiros que foram aprovados ao longo do tempo e oferecem segurança, para você estar preparado financeiramente quando precisar, mesmo se apenas daqui a algumas décadas.

Aproveitar o conhecimento

Peça ajuda de um profissional para delinear a estratégia financeira sua e de sua família. Esta pessoa vai traçar um plano de ação, familiarizado com sua situação e objetivos específicos. Abaixo segue uma lista de de pontos principais que devem ser atualizados ou somente discutidos com um profissional do setor.

Lembre-se que ninguêm planeja para falhar, as pessoas falham em planejar!

Monica Camargo de Franchi Souza
mcfranchisou@ft.newyorklife.com
407-276-6107