Academia em casa

voltar

JUL/13 – pág. 68

Para quem não tem tempo de malhar fora, ter uma academia em casa é excelente alternativa. Assim, exercita-se o corpo e a mente no aconchego do lar e com mais liberdade.

Os exercícios físicos, quando praticados da forma correta, trazem inúmeros benefícios tanto para a saúde física, mental e estética.  Ajudam no emagrecimento, reforçam a musculatura, além de estimular o sistema imunológico, prevenindo doenças como diabetes tipo dois e doenças cardiovasculares.

Para a turma do corre-corre, os profissionais de arquitetura e decoração desenvolvem projetos para que a academia possa ser montada em casa, fazendo parte do layout da morada. Muitas vezes, a própria varanda ou algum cômodo, de pouco uso, pode servir. Quando o local é pequeno, o ideal é optar por equipamentos multifuncionais, sempre levando em conta as necessidades do morador. Se o espaço for maior, existe a possibilidade de subdividir os tipos de exercício em aeróbico, de resistência e alongamento, entre outros. Vale a pena advertir que o ambiente destinado à atividade física deve ser bem ventilado. Se possível, o espaço pode ter ventilação cruzada, assim há bastante circulação de ar. Exercícios mais simples, como os de alongamento, são mais fáceis de serem adaptados em ambientes residenciais, basta um tapete ou uma esteira. A bola de pilates também contribui para maior variedade nos exercícios. Existem ainda equipamentos compactos que acumulam diversas funções, sendo ideais para ambientes menores. O importante é que auxiliem o fortalecimento muscular, em primeiro lugar. O treinamento aeróbico também completa o exercício. Outro aspecto importante é a escolha certa do piso, para ajudar na acústica e no conforto do morador.

Estimule seus sentidos com uma boa iluminação. O uso de luz direta e sancas de iluminação indireta para os momentos de relaxamento, dando preferência por lâmpadas fluorescentes que não esquentam e gastam pouca energia ou lâmpadas LED em diferentes cores para a hora do relaxamento. Acredito que este espaço deva instigar os sentidos, levando em consideração a preferência do usuário. Há quem prefira texturas, outros elegem sentir fragrância de plantas, ou outros aromas. Todos os detalhes precisam ser definidos com cuidado, afinal academia é sinônimo de bem-estar, sendo importante que o local seja aprazível e que o projeto excite os vários sentidos humanos.

 

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net