A Autoestima

voltar

JUL/14 – pág. 64

sua_saude3Em breve, pela primeira vez no Brasil, haverá o SINAEM! Simpósio Nacional sobre a Autoestima da Mulher, completamente grátis, todo na internet. Procure, inscreva-se e beneficie-se!

Já falamos sobre a autoestima no jornal Nossa Gente – julho/2012.

A Wikipedia diz o seguinte: “Autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau” (Sedikides & Gregg, 2003).

A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (“Eu sou competente/incompetente”, “Eu sou benquisto/malquisto”) e emoções autossignificantes associadas (triunfo/desespero, orgulho/vergonha).

Também encontra expressão no comportamento (assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (“Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso”) ou de extensão global (“Acredito que sou uma boa pessoa e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral”).(http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima)

Até o SINAEM! Mais informações sobre o seminário e como se inscrever no site: http://inadepe.com.br/sinaem/

Rosario Ortigao, LMHC, MAC
Conselheira de Saúde Mental
407 628-1009
rosario@ortigao.com