
A campanha Outubro Rosa 2025 reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil. Segundo dados da Secretaria de Saúde, 90% dos casos começam com nódulos (caroços) nas mamas, axilas ou pescoço, geralmente indolores, que precisam ser investigados o quanto antes.
Entre os principais sintomas, estão vermelhidão, retração ou textura semelhante à casca de laranja na pele da mama, além de alterações no formato do mamilo ou saída anormal de líquido. Quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, e fatores como sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e histórico familiaraumentam o risco da doença.
O autoconhecimento corporal é essencial. Palpar as mamas com frequência — no banho, ao trocar de roupa ou diante do espelho — ajuda a perceber mudanças e procurar atendimento médico rapidamente. Já a mamografia, principal exame para rastreamento e diagnóstico, é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Para aquelas com suspeita de síndromes hereditárias ou nódulos palpáveis, o exame pode ser solicitado a partir dos 35 anos.
Com o lema “Conheça seu corpo, cuide de você”, o Outubro Rosa 2025 reforça que o diagnóstico precoce salva vidas e que o acesso à saúde, informação e acolhimento é um direito de todas as mulheres.








