Voo para os Estados Unidos inaugura ‘nova fase’ internacional em Viracopos

Voo para os Estados Unidos inaugura ‘nova fase’ internacional em Viracopos

Gol fez primeira viagem de Campinas a Miami na madrugada deste sábado. Até este fim de semana, aeroporto operava apenas um destino ao exterior.

Foto:  Martin St-Amant - Wikipedia - CC-BY-SA-3.0
Aeroporto  Internacional de Miami – Foto: Martin St-Amant – Wikipedia – CC-BY-SA-3.0

Os voos para Miami, nos Estados Unidos, com escala na capital da República Dominicana, começaram a ser operados no aeroporto de Viracopos na madrugada deste sábado (19). A rota inaugura uma “nova fase” internacional no terminal aéreo de Campinas (SP), que atualmente possui apenas um destino para o exterior, Lisboa, em Portugal.

Segundo a Gol, o voo saiu de Campinas 1h30, fez a escala em Santo Domingo às 8h30, e tem previsão de chegada em Miami às 12h30. Pouco antes de embarcar em Campinas, o passageiro Marcelo Araújo disse ser “excelente” ter uma outra opção, além do aeroporto de Guarulhos, para fazer a viagem aos Estados Unidos.

Morador da capital paulista, o vendedor Valdomiro de Lima Junior disse que decidiu fazer a viagem com a mãe e a filha após ver o preço das passagens. “Como São Paulo é grande, quem mora na Zona Leste é melhor Guarulhos, mas das zonas Oeste e Sul talvez aqui em Viracopos seja mais fácil”, disse ele sobre o acesso a Campinas.

A Gol não informou quantos passageiros voaram na operação inaugural. Segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea, inicialmente o destino terá três opções de voos na semana. A partir de agosto, serão quatro. Em Santo Domingo, os passageiros tem a opção de seguir para Miami ou fazer conexão até Orlando.

‘Nova fase’ internacional
Além da Gol, a Azul também prevê iniciar operações internacionais em Viracopos ainda este ano. As opções de voo serão Nova York, Orlando e Fort Lauderdale. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária que administra o terminal aéreo de Campinas, há conversas com “diversas” companhias áreas com a intenção de ampliar o número de destinos para o exterior.

Em obras desde agosto de 2012, o novo terminal de passageiros de Viracopos será concluído em três meses, de acordo com a concessionária. A previsão é que as companhias aéreas Gol, Tap, Azul e TAM transfiram as operações para estrutura até o fim de outubro.

Por contrato, o novo terminal deveria ter sido entregue no dia 11 de maio. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o descumprimento do pode gerar uma multa de até R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso. Não há uma data definida para o valor ser divulgado.

Expansão
Ao admitir o atraso, a concessionária avaliou que é feita em “tempo recorde”. A primeira fase da expansão de Viracopos inclui, além do novo terminal de passageiros (com 3 píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano), pátios de aeronaves (com 3.500 m² e 37 novas posições), edifício-garagem (4.000 vagas) e adequações nas pistas de pousos e taxiamento.

Fonte: g1.globo.com