Venezuela acusa Estados Unidos de preparar bloqueio econômico ao país

Venezuela acusa Estados Unidos de preparar bloqueio econômico ao país

venezuela-usa-flagA ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, acusou hoje (12/03) os Estados Unidos de ter planos além das sanções contra funcionários venezuelanos e de estar preparando um bloqueio econômico e comercial ao país.

“Vamos defender a Venezuela em todos os cenários que surjam, aqui está contemplado um bloqueio financeiro, um bloqueio comercial, um bloqueio econômico e o país deve saber disso”, disse.

Em entrevista ao canal privado de televisão Venevisión, a ministra fez um apelo a todos os setores produtivos e aos venezuelanos para unirem esforços contra as sanções aplicadas recentemente a funcionários do governo de Caracas e contra o objetivo norte-americano de “bloquear” o país.

“Os empresários que hoje produzem na Venezuela vão ser afetados por essa lei de sanções. Todos os venezuelanos e venezuelanas vão ser afetados por essa lei e isso deve chamar à reflexão e à unidade nacional”, acrescentou.

Segundo Delcy Rodríguez, “chegou a hora da pátria, de saber quem levanta a bandeira da Venezuela e quem levanta a dos Estados Unidos”.

O presidente norte-americano, Barack Obama, determinou segunda-feira (09/03) a aplicação de novas sanções a sete altos funcionários venezuelanos, que acusa de violação de direitos humanos. Entre os funcionários estão o diretor-geral dos Serviços Secretos e o diretor da Polícia Nacional. As sanções incluem a proibição de entrada nos Estados Unidos e o congelamento de bens.

Obama declarou que há uma “emergência nacional” no país devido ao “extraordinário risco” que representa a situação na Venezuela para a segurança norte-americana.

Fonte: Agência Brasil