Uma Nova Realidade: Tudo que falamos e fazemos fica gravado!

voltar

JAN/12 – pág. 28

privacidade onlineComeço este artigo pedindo para você parar por um minuto e pensar nessa frase: “Na nova era digital, tudo que nós falamos e fazemos está sendo gravado para que outras pessoas fiquem sabendo, inclusive as próximas gerações”.

______continua após a publicidade_______

seguro

Esperando que você tenha parado e pensado na frase acima, posso imaginar que você também possa ter pensado que isso pode trazer boas e também não tão boas consequências. Na realidade, nossa história pode estar sendo gravada em pequenos pedaços aqui e acolá e dentro de um enorme quebra-cabeça. É importante refletir que, de uma forma ou de outra, tudo o que mencionamos no Facebook, no Twitter, no Linkedin, nos comentários dos Blogs e Fóruns etc. está sendo gravado.

Esse fato pode refletir no aspecto pessoal e também profissional. Pelo lado pessoal, por exemplo, pode influir no comportamento de outros em relação a você ou refletir na sua segurança pessoal (ou na segurança de pessoas que você ama). Já pelo lado profissional, pode influir em decisões tomadas por chefes de departamentos pessoais se você estiver procurando um emprego ou refletir na imagem de um produto ou serviço que tenha alguma conexão com você.

Isso é totalmente diferente se comparado com a era de nossos avôs em que eles poderiam mudar de emprego sem ser “vasculhados” e cometer erros sem ser percebidos. O fato é que na época de nossos avôs, depois da morte deles, quase que não ficavam “registros”, com exceção de algumas fotos velhas em papel ou as histórias que nossos pais podiam contar. No nosso caso, nossos filhos e netos em breve serão capazes de “cascavilhar” nossa vida em mínimos detalhes e com o clique de um mouse.

Embora possa parecer um pouco assustador, isso deve também ser visto como motivo de inspiração para o crescimento e a superação. Para tentar concluir, gostaria de pedir que parasse por outro minuto e pensasse de novo, mas, dessa vez, pensando que você estará sendo visto e notado por muitas pessoas e ainda por muitas gerações.

Termino desejando que você tenha pensado seriamente no que mencionei acima. Com a exceção de que você ainda não esteja integrado ao mundo digital, lembre-se que você está exposto de uma forma ou de outra – e não pense apenas em Facebook ou Orkut. Lembre-se que coisas importantes, como a sua credibilidade e a manutenção (ou construção) da boa imagem “on-line”, podem trazer-lhe benefícios tanto no âmbito pessoal como também no profissional.

Lindenberg Jr.
Jornalista, consultor 
de marketing e produtor 
de eventos
www.kisuccess.com



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie