Turistas não precisam de carteira de motorista internacional na FL

Turistas não precisam de carteira de motorista internacional na FL

Segundo o site “Mehores Destinos”, uma proposta do deputado Ben Albritton, da Flórida, que alterava a seção 322,04 dos Estatutos da Estado, fazendo com que todo motorista estrangeiro tivesse uma International Drive Permit (IDP), Carteira de Motorista Internacional, para facilitar a fiscalização, causou confusão e deixou turistas brasileiros preocupados.

A alteração na legislação até foi aprovada pela Câmara dos Deputados da Flórida, mas está suspensa porque fere ao Tratado de Genebra dobre Trânsito Rodoviário (1949) e deve ser revogada. Ou seja, não é necessária a carteira internacional de direção para dirigir em qualquer cidade da Flórida.

A nova lei havia entrado em vigor em janeiro e causou um grande burburinho entre a imprensa canadense, já que é grande o número de pessoas daquele país que mora ou reside na Flórida. Diante da polêmica, o Florida Department of Highway Safety and Motor Vehicles, afirmou que não cumprirá a lei até que haja uma revisão legal.

O comunicado, que pode ser lido na página oficial do órgão, afirma que “a Patrulha Rodoviária da Flórida vai adiar a fiscalização de violações da seção legal alterada até que uma determinação final de adequação entre a emenda e o tratado ocorra. Visitantes que não residem na Flórida e queiram dirigir enquanto estiverem aqui são obrigados a ter em seu poder uma carteira de motorista válida, expedida em seu nome, por outro estado dos EUA ou do seu país de residência”.