Turista ferido em assalto em Salvador antecipa retorno aos Estados Unidos

Turista ferido em assalto em Salvador antecipa retorno aos Estados Unidos

Shan Berter, 24 anos, teve celular roubado e foi agredido com caco de vidro. Ele não pôde ir ao jogo da Copa e desistiu de ficar na cidade até sexta-feira.

Shan Berter - Foto: G1
Shan Berter – Foto: G1

O turista norte-americano Shan Berter, de 24 anos, antecipou a passagem de volta para os Estados Unidos após ter sido agredido com um caco de vidro em assalto no Centro Histórico de Salvador.

De acordo com André Oliveira, dono da pousada em que ele estava hospedado, o retorno dele estava programado para a sexta-feira desta semana, mas ele embarcou de volta ao seu país por volta das 22h da terça-feira (1°), dia em que recebeu alta do Hospital Geral do Estado (HGE).

“Os pais dele mandaram voltar. Providenciaram as passagens. Ele estava triste, perdeu a principal partida do país dele, estava com ingresso. Ele decidiu voltar antes do jogo. Disse que a cidade é muito bonita, mas com muitos problemas”, afirmou o empresário.

O crime foi cometido na madrugada desta terça-feira (1°), na Rua Alfredo de Brito, no Centro Histórico de Salvador. Ele ficou ferido nas costas, na altura do pescoço, passou por sutura, e teve alta médica na manhã de terça-feira.

Ao G1, ele explicou que não podia andar direito e, por isso, desistiu do jogo entre os Estados Unidos e a Bélgica, na Arena Fonte Nova, motivo pelo qual estava na capital baiana. “Queria poder ir, mas acho que não posso andar”, disse.

O suspeito do crime é um jovem de 22 anos, que já foi preso e encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. De acordo com a polícia, ele conseguiu roubar o celular smartphone da vítima e foi capturado após o crime.

A PM foi acionada pelo dono da pousada, que viu o hóspede caído e sangrando em frente ao imóvel, informou a polícia. O turista tinha saído da pousada por volta das 3h30 para comprar cigarro, no momento em que foi abordado pelo homem. Ele foi atendido, inicialmente, pelo Samu, e depois foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE). O caso vai ser investigado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

À polícia, a vítima disse que tinha sido atacada por duas pessoas e que o golpe tinha sido de garrafa, porém apenas um criminoso é apontado como autor do crime. O dono da pousada, André Oliveira, disse que o turista estava sozinho e que tinha chegado à cidade há dois dias.

Outro caso
No sábado (28), um outro turista norte-americano foi vítima de um assalto no bairro da Barroquinha, em Salvador, que fica nas proximidades do Centro Histórico. Na tentativa de fuga, Dennis Bradford caiu e fraturou o braço. Ele foi levado para o HGE, mas foi transferido para o Hospital São Rafael. O celular e uma quantia em dinheiro foram roubados por um adolescente de 16 anos, que foi apreendido pela polícia e conduzido à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Fonte: g1.globo.com