Uma morte e 23 hospitalizados nos EUA devido a um surto de listeria, alerta “CDC” – dois casos foram relatados na Flórida. Não se identificou alimento que possa estar espalhando bactérias, mas as autoridades de saúde alertam aos sintomas e à possibilidade de infecção
Da Redação – Os “Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)” alertam a população de um surto de listeria de origem desconhecida que já deixou 23 hospitalizados e mortos. A causa da contaminação está sendo investigada pelas autoridades de saúde, portanto, é preciso cautela com alimentos, embora não haja um diagnóstico preciso para se precaver da doença.
Até o momento o “CDC” não identificou um alimento que possa estar espalhando bactérias mortais, mas as autoridades dizem que o público deve estar alerta aos sintomas e à possibilidade de infecção. Esses sintomas incluem febre, dores musculares, náuseas e diarreia.
Dois casos foram relatados na Flórida, com pelo menos 12 pessoas sofrendo da bactéria. Outros estados com casos de listeria incluem Colorado, Geórgia, Illinois, Kansas, Massachusetts, Minnesota, Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia.
As autoridades do “CDC” dizem que todas as 23 pessoas infectadas não moravam na Flórida ou viajarão para a Flórida cerca de um mês antes do vencimento.
A Listeria pode ser tratada com antibióticos, mas é especialmente perigosa para mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. É uma das formas mais perigosas de intoxicação alimentar, sendo que 22 pessoas infectadas foram hospitalizadas. Uma pessoa de Illinois morreu e uma mulher grávida perdeu o feto, diz o “CDC.”
Cuidado com alimentos
Estes são os alimentos com maior probabilidade de conter listeria, de acordo com o “CDC”: Queijo fresco, Brotos Crus, Cantalupo, Enchidos, patês, sanduíches de carne e frios (frios), Peixes e frutos do mar defumados.