Suprema Corte proíbe posse de armas a pessoas acusadas de violência doméstica

Dados apontam a gravidade do uso de armas de fogo sem as devidas restrições, o que representa uma ameaça – todos os meses, uma média de 70 mulheres são mortas a tiro pelo seu parceiro. “Supremo Tribunal dos EUA” mantém a proibição

Da Redação – Por decisão do “Supremo Tribunal dos EUA”, na sexta-feira (21), será mantida a ordem de proibição de posse de armas para pessoas acusadas de violência doméstica. Por oito votos a um, os juízes anularam uma decisão de um tribunal de recurso que decidiu que a lei que proíbe pessoas com ordens de restrição por violência doméstica de terem armas é inconstitucional. Houve debate sobre o assunto e as autoridades, em sua maioria, não recuaram da lei federal.

O presidente Joe Biden expressou satisfação com a decisão e prometeu pressionar por maiores restrições às armas para proteger as mulheres, sobreviventes da violência doméstica e as suas famílias continuarão a ter proteções, como têm acontecido nas últimas três décadas.


______continua após a publicidade_______

seguro


A tentativa, no entanto, de um tribunal de recurso ultraconservador em contestar que uma lei federal que proíbe a posse de armas por pessoas com ordens de restrição era inconstitucional, não prevaleceu. É o primeiro caso sobre o direito de portar armas que o tribunal examina desde o ano passado, quando proclamou o direito dos cidadãos de portar armas em espaços públicos. O “Superior Tribunal” advertiu que só permitiria em casos específicos.

O juiz conservador, Clarence Thomas, discordou da opinião da maioria dos juízes porque acredita que os estados já possuem processos criminais como ferramenta para desarmar qualquer pessoa que use uma arma de fogo para ameaçar com violência física.

Mas dados apontam que a gravidade do uso de armas de fogo sem as devidas restrições representa uma ameaça às mulheres. Todos os meses, uma média de 70 mulheres são mortas a tiro pelo seu parceiro nos EUA. O influente senador democrata, Dick Durbin, chefe do Comitê Judiciário, saudou o fato de o tribunal reafirmar uma lei federal que proíbe uma pessoa sujeita a uma ordem de restrição por violência doméstica de possuir uma arma de fogo.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie