Sequência de tornados deixa 6 mortos nos EUA

Sequência de tornados deixa 6 mortos nos EUA

O tornado em Illinois deixou bairros inteiros destruídos. Jim Young / Reuters
O tornado em Illinois deixou bairros inteiros destruídos. Jim Young / Reuters

Um sistema climático em rápido deslocamento provocou dezenas de tornados que deixaram seis mortos e 37 feridos no Meio-Oeste dos Estados Unidos neste domingo (17). O Estado de Illinois foi o mais afetado e teve bairros inteiros destruídos.

Segundo o Centro de Previsão de Tempestades americano, cerca de 80 alertas de tornados foram recebidos, assim como 358 relatos de ventos fortes e 40 comunicações de chuvas de granizo. O serviço nacional de meteorologia confirmou que os ventos ficaram entre 266 e 322 km/h em algumas regiões.

Até a manhã de hoje (18), havia confirmação de três pessoas mortas no condado de Massac, duas no condado de Washington e um na cidade de Washington, no condado de Tazewell, informou a funcionária do serviço de emergência de Illinois Patti Thompson.

As autoridades não descartam que o número de feridos aumente significativamente à medida que se tenha informações mais precisas dos efeitos dos tornados e das tempestades. Além disso, várias estradas estão bloqueadas e mais de 300 mil pessoas ficaram sem eletricidade.

O tráfego também chegou a ser interrompido nos dois maiores aeroportos de Chicago e dezenas de milhares ficaram sem luz. O jogo entre Chicago Bears e Baltimore Ravens, da NFL, chegou a ser suspenso por duas horas por causa das chuvas de granizo.

Além de em Illinois, os efeitos dos tornados foram sentidos nos estados do Missouri, Indiana e Michigan e ameaçam os Estados da Pensilvânia e de Nova York.

Fonte: jcnet.com.br