Segundo Seminário sobre Autismo em Português acolhe mães atípicas em Orlando

Dra. Jaqueline Albieri, Dra. Tielle Machado, Vanessa Caetano Salmeron, Thiago Ferraz e Patrícia Almeida

Neste sábado, 7 de junho, a sede da Wonderful Beauty Academy, em Orlando, recebeu a segunda edição do Autism Seminar – Medicina Integrativa nas Intervenções e Tratamentos do Autismo, evento pioneiro realizado em língua portuguesa nos Estados Unidos. Voltado a mães atípicas, famílias, profissionais da saúde, educadores e apoiadores da causa, o seminário proporcionou um espaço de aprendizado, conexão e acolhimento para a comunidade brasileira.

Idealizado por Vanessa Caetano Salmeron — empresária, jornalista e mãe de Nielson, diagnosticado com autismo em 2010 — o evento nasceu do compromisso em compartilhar conhecimento acessível e estratégias eficazes de tratamento. “Quando o diagnóstico do meu filho chegou, mergulhei em pesquisas, terapias e alimentação funcional. Hoje, é uma missão dividir o que funcionou conosco e ampliar essa rede de apoio”, afirma a organizadora, que é uma referência entre as mães atípicas brasileiras nos EUA.


______continua após a publicidade_______

seguro


A programação contou com nomes de destaque:

* Dra. Jaqueline Albieri, psiquiatra integrativa, nutróloga e homeopata, compartilhou sua experiência no acolhimento emocional de famílias, com foco em abordagens humanizadas e complementares.

* Dra. Tielle Machado, médica nutróloga e referência em autismo nos EUA e no Brasil, apresentou evidências clínicas e terapias complementares que vêm transformando a jornada de diversas famílias.

* Patrícia Almeida, jornalista e cofundadora do Movimento Down, trouxe uma reflexão essencial sobre linguagem acessível, prevenção da violência e a importância de uma educação realmente inclusiva.

* Thiago Ferraz, ex-militar, pastor e pai de adolescente autista, emocionou os presentes ao relatar sua experiência familiar e a importância do fortalecimento espiritual e emocional no cotidiano de quem cuida.

O seminário contou com o apoio da Wonderful Beauty Academy, liderada por Fernanda Linhares, e da Ideal Care Insurance, representada por Roseli Pereira, que colaboraram para a realização e estrutura do evento. A presença ativa de grupos e representantes da comunidade TEA Orlando e da iniciativa AutismEnvolve reforçou o espírito de união e fortalecimento coletivo.

Mais do que um evento educativo, o encontro foi marcado por momentos de escuta, troca de experiências e construção de uma rede de apoio sólida — especialmente entre as mães atípicas, que encontraram acolhimento e orientação em um ambiente seguro e empático. A realização da segunda edição confirma o impacto da iniciativa, que teve sua estreia em 2022. A expectativa é que novos encontros sejam organizados nos próximos anos, expandindo o alcance e promovendo inclusão por meio da informação.

Texto Vanessa Caetano Salmeron  Foto: Nielson Caetano Photos

Autor

  • Vanessa Caetano

    Vanessa Caetano Salmeron (@vanessa.caetano.usa) é colunista sobre a comunidade brasileira em Orlando, com 16 anos de experiência na cobertura de eventos nos EUA. Criadora e responsável pelo Mídia América (@midia.america), o maior grupo brasileiro de mídia na América, Vanessa também atua como diretora de relações públicas e networking da ABI Inter, fortalecendo os laços culturais e profissionais nos Estados Unidos.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie