Retrospectiva olímpica Brasil 2015 – parte 2

Retrospectiva olímpica Brasil 2015 – parte 2

Acontecimentos em destaque do ano no esporte olímpico brasileiro

Retrospectiva 2015 – Destaques do esporte olímpico brasileiro (Parte 2) – Foto (montagem): divulgação/COB
Retrospectiva 2015 – Destaques do esporte olímpico brasileiro (Parte 2) – Foto (montagem): divulgação/COB

Julho

# No Mundial de Vôlei de Praia, na Holanda, Ágatha e Bárbara Seixas venceram Fernanda Berti e Taiana por 2 sets a 0 e ficaram com o título. Juliana e Maria Elisa, superaram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1, e garantiram o bronze.

# Na final masculina do Mundial de Vôlei de Praia, na Holanda, Alison e Bruno Schmidt venceram os anfitriões Nummerdor e Varenhorst e conquistaram o título mundial. Na decisão do terceiro lugar, outra vitória brasileira, com Evandro e Solberg derrotando os americanos Brunner e Lucena.

# João Vitor de Oliveira fechou a prova dos 110m com barreiras do Meeting de Tabor, na República Tcheca, em 13s47, e alcançou índice olímpico.

# Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, com uma equipe com 70% de estreantes em Pans, o Brasil alcançou o total de 141 medalhas (43 de ouro, 38 de prata e 60 de bronze) e ficou em terceiro lugar, atrás apenas dos Estados Unidos (265) e dos canadenses (217). Entre os destaques brasileiros na competição estavam Isaquias Queiroz (3 medalhas na canoagem de velocidade, sendo 2 de ouro), Arthur Zanetti (ouro nas argolas da ginástica); handebol (pentacampeonato no feminino e ouro no masculino); judô (13 medalhas e o tricampeonato de Tiago Camilo); natação (Thiago Pereira torna-se o maior medalhista da história do Pan, com 23 medalhas, João de Lucca conquista 3 medalhas de ouro, Etiene Medeiros conquista a primeira medalha de ouro da natação feminina brasileira em Pans, pentacampeonato no revezamento 4×100 livre masculino); tiro esportivo (3 medalhas de ouro); ginástica rítmica (pentacampeã) e vela (tetracampeonato de Ricardo Winicki).

# Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto garantiram vagas na maratona aquática das Olimpíadas do Rio ao chegar em terceiro e sexto lugar, respectivamente, na prova de 10 km do Mundial de Kazan.

Agosto

# Bronze nos 10 km e prata nos 5 km por equipe, Ana Marcela Cunha fechou sua participação nas maratonas aquáticas do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, Rússia, com a medalha de ouro nos 25 km.

# Nicholas Santos conquistou a prata nos 50 m borboleta do Mundial de Kazan, na Rússia.

# Yane Marques ficou em sexto no ranking mundial divulgado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

# Etiene Medeiros conquistou a medalha de prata nos 50 m costas do Mundial de Kazan.

# Na equipe brasileira de vela, Fernanda Decnop vai representar o Brasil nos Jogos Rio 2016. Na Laser Standard, o escolhido é Robert Scheidt, que vai para sua sexta participação olímpica. Scheidt e Fernanda se juntam a outros sete velejadores já garantidos nos Jogos Olímpicos do Rio: Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX; Jorge Zarif, na Finn; Patricia Freitas, na RS:X feminina; Ricardo Winicki Santos, o Bimba, na RS:X masculina; e Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na 470 feminina.

# Após levar a medalha de bronze no C1 200m, Isaquias Queiroz subiu ao lugar mais alto do pódio no C2 1000m, ao lado de Erlon Souza. O Brasil garantiu vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016 nas duas provas.

# Fabiana Murer saltou 4,85 m, sua melhor marca na temporada, e ganhou a  prata no Mundial de Pequim, na China.

# Érika Miranda e Victor Penalber conquistaram medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Judô, em Astana, Cazaquistão.

# As primeiras representantes do vôlei de praia brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 são Larissa e Talita, que venceram seus jogos pelo Grand Slam de Olsztyn, na Polônia, e chegaram à semifinal do torneio.

# Alison e Bruno Schmidt conquistaram o Grand Slam de Olsztyn, na Polônia. A dupla de vôlei de praia já havia garantido vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ao avançar às semifinais do torneio.

Setembro

# Ao saltar 4,72 m, Fabiana Murer conquistou a prata no salto com vara da etapa de Zurique da Liga Diamante da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

# No hipismo, a equipe brasileira de saltos conquistou a medalha de ouro no CSIO3 de Arezzo, na Itália. O time era formado por Marlon Zanotelli/Valetto Jx, Karina Johannpeter/Casper, Yuri Mansur/Cornetto K e Bernardo Alves/Vatson Sitte.

# Fabiana Murer fechou a temporada 2015 com uma medalha de ouro no Meeting de Zagreb, na Croácia, com a marca de 4,50 m.

# Natália Gaudio garantiu sua vaga nos Jogos Rio 2016 por ter sido a melhor brasileira no individual geral do 34º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado na Alemanha.

# Aline Silva (75 kg) ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial de Lutas Associadas, disputado nos Estados Unidos, e carimbou a classificação para os Jogos.

# A Confederação Brasileira de Voleibol anunciou as equipes de vôlei de praia para os Jogos Rio 2016. Foram convocadas como titulares as duplas Evandro/Pedro Solberg, no masculino, e Ágatha/Bárbara Seixas, no feminino, e ainda como reservas Ricardo/Emanuel e Juliana/Maria Elisa. Por terem terminado em primeiro na Corrida Olímpica Brasileira, Alison/Bruno Schmidt e Larissa/Talita já tinham sido convocados.

# Na I Copa Sul-Americana da Federação Internacional de Tiro Esportivo, no Chile, Cassio Rippel estabeleceu novos recordes brasileiro e sul-americano na prova carabina deitado 50 m.

Outubro

# Na Colômbia, a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou seu 19º título Sul-Americano, sendo o 11º de forma consecutiva, ao derrotar o Peru na final. Já a equipe masculina faturou sua 30ª medalha sul-americana de ouro ao derrotar a Argentina, em Alagoas.

# O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul, com 84 medalhas, sendo 34 de ouro, 26 de prata e 24 de bronze. Ficou em terceiro lugar no quadro geral.

# Cisiane Dutra Lopes nos 20km da marcha atlética, em prova nos Estados Unidos, e Franck Caldeira na maratona, na Alemanha, conseguiram qualificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

# No Mundial da Escócia, a seleção brasileira masculina de ginástica artística ficou em oitavo e conquistou a inédita vaga olímpica por equipes, com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva.

Novembro

# Érika Miranda (até 52 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg) conquistaram medalhas de prata no Grand Slam de Judô em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

# Lars Grael e Samuel Gonçalves são campeões mundiais de vela da classe Star, na Argentina.

# Os velejadores Marco Grael e Gabriel Borges garantiram a classificação para os Jogos Rio 2016. No Mundial de 49er e 49erFX, na Argentina, a dupla terminou a fase classificatória na 14ª posição.

# As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze foram vice-campeãs mundiais na classe 49erFX, na Argentina.

# Rafael Andrade será o represente brasileiro ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos Rio 2016 graças à atuação no Campeonato Mundial de Odense, na Dinamarca.

Dezembro

# Robson Conceição (60 kg) é o primeiro boxeador brasileiro classificado para os Jogos Rio 2016.

# Sexto colocado na tradicional Maratona de Fukuoka, no Japão, Paulo Roberto de Almeida Paula alcançou índice para os Jogos Rio 2016 ao terminar o percurso de 42,195 km em 2h11m02.

# Iris Tang Sing (49 kg) é a primeira brasileira a conquistar vaga no torneio olímpico de taekwondo. A atleta fecha o ano entre as seis primeiras colocadas de sua categoria no ranking olímpico.

# A seleção brasileira feminina de handebol perdeu a oportunidade de conquistar o bicampeonato ao ser derrotada por 25 a 22 pela Romênia nas oitavas de final do Campeonato Mundial da Dinamarca, na cidade de Kolding.

# No Campeonato Brasileiro de Natação, em Santa Catarina, alcançaram índice olímpico os nadadores Bruno Fratus, Ítalo Duarte, Marcelo Chierighini, Matheus Santana, Henrique Martins, Etiene Medeiros e Graciele Herrman, nos 50 m livre; Nicolas Nilo Oliveira, Matheus Santana,

Marcelo Chierighini, Alan Vitória e Etiene Medeiros nos 100 m livre; Nicolas Nilo Oliveira, João de Lucca e Manuella Lyrio nos 200 m livre; Luiz Altamir Melo nos 400 m livre; Guilherme Guido, nos 100m costas; Leonardo de Deus nos 200 m costas; Marcos Macedo, Henrique Martins, Marcos Macedo e Nicholas Santos, nos 100m borboleta; Leonardo de Deus nos 200 m borboleta; Felipe França, João Gomes Junior, Felipe Lima e Pedro Cardona nos 100m peito; Thiago Simon nos 200 m peito; Henrique Rodrigues, Thiago Pereira e Joanna Maranhão nos 200 m medley; Brandonn Almeida e Joanna Maranhão, nos 400m medley.

# A equipe brasileira de vela conhece seus quatro últimos integrantes para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Samuel Albrecht e Isabel Swan compete na classe olímpica estreante, a Nacra 17, e garantiu a vaga na III Copa Brasil de Vela, na Baía de Guanabara. Na mesma competição, os cariocas Henrique Haddad e Bruno Bethlem se classificaram na classe 470 masculina.

Curta a página de “Jogos Cariocas” no Facebook, em www.facebook.com/jogoscariocas

jogos cariocas